fbpx
Pular para o conteúdo

Metas e a Tomada de atitude

Image

Eu não consigo mudar ninguém, mas posso começar comigo a mudança. Quando começamos a nos conhecer através dos seis princípios anteriores, e chegando ao sétimo, sentimos a necessidade de crescimento e a realização das metas a que nos propusemos dentro do nosso conhecimento do programa do AE.

Observamos que muitas vezes as metas propostas por nós para a mudança, não deram o resultado esperado e isso nos leva a frustração. Vemos aí a necessidade de aprender a colocar uma meta que sei que vai surtir efeito em mim, para com isso crescer minha qualidade de vida, e fazer as mudanças que tenho proposto para mim.

As nossas metas devem ser firmes e que eu consiga cumprir. Não adianta eu por uma meta impossível como fazer o outro gostar de jiló, mas posso passar a usar o legume sem falar que tem um leve sabor amargo, se eu gosto de comer jiló. As metas em nossa vida devem proporcionar o meu crescimento, independente de que o outro precise participar dela. Isso nos ensina a respeitar o outro, porque ele só vai mudar se quiser. Nunca vou conseguir fazer isso em outra pessoa.

Algumas coisas que podemos fazer: tenho vontade de emagrecer ou controlar a minha ansiedade, tenho que caminhar, observar o meu crescimento, ver o que estou conseguindo progredir, mudar a dieta, aumentar o tempo de caminhada ou de exercícios, porque senão não vou conseguir, se tenho o costume de mentir parar e ser honesto, se compro compulsivamente parar de comprar, se grito com frequência, passar a falar mais baixo, se sou muito passivo, dar uns “gritos” de vez em quando. Essas mudanças de atitudes ajudam que outros percebam a minha mudança, mostrando ao outro que não estão aceitando passivamente o que ele faz de errado. Não esquecendo que a minha vida Espiritual também é importante.

Devemos começar com metas que sei que vou conseguir. São com as coisas pequenas que vamos conseguir chegar nas grandes mudanças. Se der um pulo muito grande, corro o risco de tomar um tombo e desanimar. Assim podemos ter certeza de que vamos conseguir mudar a preguiça em trabalho, a deslealdade em honestidade, a ansiedade em alegria, e a mudança em realização pessoal com qualidade de vida, não desanimar nunca. Sabemos que vai existir recaídas, mas é aí que entra a força do AE, a auto mútuo ajuda do Grupo nos reanima e mostra que o caminho pode ser retomado, isso é TOMADA DE ATITUDE.

Texto: José Tito – Regional Divinópolis