fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Castração de animais no Rancho Alegre começa na quinta-feira (30)

Castração de animais no Rancho Alegre começa na quinta-feira (30)

Image
FOTO: PMD

O Castramóvel, serviço do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), abrirá inscrições para esterilização gratuita de cães e gatos na quinta-feira (30/9), das 8h às 16h, e na sexta-feira (1º/10), das 8h até que o volume máximo de serviços seja alcançado. As inscrições acontecerão em frente à sede da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Rancho Alegre, que fica localizada na rua Cidade Ladainha, nº 290.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Érson Ribeiro, 60 vagas serão oferecidas para este bairro. “As operações serão agendadas de acordo com a ordem de cadastro. Os tutores interessados devem antecipar-se, porque as vagas geralmente são preenchidas no primeiro dia de inscrição”, lembrou.

Para registrar-se, os guardiões dos animais devem ser residentes do bairro ou de lugares próximos e estar presentes no local com documento de identidade e fatura que confirme a residência no local ou nas proximidades (conta de água ou luz).

O Castramóvel consiste em reboque (trailer) equipado com unidade cirúrgica apta para castração, que é diariamente limpa para evitar contaminação local.

 

Assistência

As visitas deste ano do Castramóvel principalmente dirigem-se a áreas com maior concentração de cães e gatos, com prioridade na periferia ‒ o que não foi o caso em 2020 ‒ onde os tutores não podem com frequência levar os animais para esterilizar. Na segunda fase, o serviço de castração atenderá a zona rural.

O objetivo é facilitar o acesso das comunidades periféricas, em que alta demanda de residentes que não podem comparecer ao Crevisa existe, e atender o maior número de pessoas para evitar aumento descontrolado da população de animais de rua, que os faz vulneráveis a enfermidades e fome, e assegurar o bem-estar destes no município.