fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Jornalista explica rito da CPI da Educação e sugere apuração de custo do Instituto Àquila

Jornalista explica rito da CPI da Educação e sugere apuração de custo do Instituto Àquila

Image

A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para apurar as denuncias sobre a Secretaria de Educação se reúne pela primeira vez nesta terça-feira, 10. No primeiro encontro os vereadores vão analisar todos os documentos encaminhados para Câmara Municipal. De acordo com o regimento inicialmente a CPI tem 60 dias para fazer a apuração dos fatos.

Além da avaliação dos documentos de superfaturamento apresentados pela denuncia a CPI vai definir o cronograma de oitivas. O presidente da Comissão o vereador, Josafa Anderson disse que vai sugerir aos membros da Comissão o afastamento de secretários municipais, durante o trabalho de investigação.

No programa Bom Dia Divinópolis, o jornalista Evandro Araujo explicou o ritmo que será seguido pela CPI da Educação. Na oportunidade ele apresentou uma outra denuncia que pode ser apurada pelos vereadores. O custo pago ao Instituto Àquila. A empresa foi contratada com a proposta de gerar economia aos cofres públicos.

A contração da empresa foi feita no inicio de 2021. Na época a prefeitura emitiu uma nota de esclarecimentos. Dizendo: Como é de comum conhecimento, a administração pública de Divinópolis clama por imediata reformulação de seus processos internos, que há muito travam e afastam novos investimentos e empreendimentos na nossa cidade, afetando, diretamente, o seu desenvolvimento econômico, com a perda de empresas e empregos para outros municípios da região.

Desta forma, o cenário atual, de total desequilíbrio, indica, na realidade, uma grande possibilidade de oportunidades capazes de impactar favoravelmente no incremento de receitas, próprias ou por transferência, bem como, na redução das despesas, com a implementação de ferramentas de gestão modernas, planejadas e estruturadas por empresa com notória especialização na administração pública, apta a dar o satisfatório incremento financeiro na contas pública, com eficiência, e no menor prazo possível.

Em um vídeo publicado na rede social o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), disse que só faria o pagamento se a empresa desse resultado. O Jornalista Evandro Araujo apresentou no programa três empenhos de pagamento do Instituto. Dois de 80 mil reais e um superior a 500 mil reais. Na entrevista o jornalista sugeriu a apuração dos fatos no curso da Comissão Parlamentar de Inquérito.