fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Idosos e trabalhadores da saúde poderão receber vacina contra a gripe a partir dessa segunda (23)

Idosos e trabalhadores da saúde poderão receber vacina contra a gripe a partir dessa segunda (23)

Image

A Prefeitura de Divinópolis, desenvolveu estratégias para realizar a campanha de vacinação contra Influenza H1N1, com início na próxima segunda-feira (23/03). Somente serão vacinados os idosos e trabalhadores da área de saúde. A campanha acontecerá durante todo mês de abril e por isso, as pessoas do público alvo não precisam sem apressar para ir aos postos enfrentando filas e aglomerações de pessoas. As unidades de saúde reservarão horários especiais para atender as pessoas e minimizar o risco de contaminação. A meta é vacinar 24.618 mil idosos em Divinópolis.

Equipes itinerantes vão percorrer os hospitais do município para vacinar somente os profissionais da saúde que fazem parte do público alvo da primeira fase da campanha. Esta é uma estratégia da unidade de saúde, assim os profissionais serão vacinados in loco e por isso, não é necessário se deslocar para locais com maior circulação e concentração de pessoas. Idosos acamados receberão uma equipe da secretaria em suas residências.

A campanha de vacinação contra gripe era realizada na segunda quinzena de abril, mas por decisão do Ministério da Saúde, será realizada com antecedência devido ao Coronavírus. A decisão é mais uma medida de proteção aos públicos de risco, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. A preocupação se deve aos casos mais graves de infecção do Covid-19 serem registrados em pessoas acima de 60 anos.

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum. Entre eles está a febre repentina (acima de 37,8°C), dor de garganta, associado a dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite. Sintomas respiratórios como tosse e piora da asma para asmáticos também são comuns. Para confirmar o diagnóstico da doença é necessário realizar teste laboratorial específico.

Segundo Janice Soares, Diretora da Vigilância em Saúde, a segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e a partir de 9 de maio será realizado o Dia D de vacinação. “É indispensável que a população seja imunizada, mas tomando os cuidados necessários para isso. É preciso ter muita atenção aos protocolos de segurança à saúde e se atentar ao andamento da campanha”, esclareceu Janice.

A preocupação no momento é garantir a proteção dos mais vulneráveis, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa. “Precisamos garantir que todos tenham acesso à informação para evitar aglomerações nas unidades de saúde. Nosso foco é realizar uma campanha efetiva e segura para todos”, explicou.