fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Homens morrem 10 vezes mais que mulheres por afogamento, afirma Corpo de Bombeiros

Homens morrem 10 vezes mais que mulheres por afogamento, afirma Corpo de Bombeiros

Image
Afogamento Oceano De Emergência Segurança Água Mar

Afogamento Oceano De Emergência Segurança Água Mar

Mortes registradas por afogamento ocorrem dez vezes mais em homens do que em mulheres. A informação é do Corpo de Bombeiros, que publicou alerta sobre o aumento dos casos no primeiro semestre deste ano. De janeiro a agosto, a corporação registrou alta de 9,4% nas ocorrências de afogamento, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo os bombeiros, o tempo seco e ensolarado proporcionou aumento de pessoas em rios, lagoas e balneários. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Para compreender melhor os fatores de risco que levam ao afogamento, a corporação realizou uma pesquisa qualitativa em seus registros de atendimento que demonstram que o perfil das mortes deste tipo em Minas Gerais é de homens, com idade média de 25 anos.

O levantamento apontou que, entre janeiro e dezembro do ano passado, os bombeiros registraram 281 vítimas fatais por afogamento em todo o estado, sendo 254 vítimas do sexo masculino, 26 do sexo feminino e 1 vítima de sexo não identificado.

Já no comparativo entre os períodos, a pesquisa demonstrou que, entre janeiro e agosto de 2019, das 177 ocorrências de afogamento atendidas pela corporação, 164 eram vítimas do sexo masculino, enquanto 12 eram mulheres e 1 vítima de sexo não informado.

Neste ano, entre janeiro e agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 188 ocorrências de afogamento em todo o estado, sendo que 170 homens vieram a óbito e 18 mulheres, se tornaram vítimas fatais nos rios, cachoeiras e lagos de Minas.

Além disso, 33% dos casos de afogamento acontecem na faixa etária entre 19 e 32 anos de ambos os sexos. Ou seja, é praticamente 10 vezes maior a incidência de afogamentos de homens do que em mulheres e a faixa etária dos 19 aos 32 responde por 1 em cada 3 afogamentos no estado.

A corporação também explica que é possível afirmar que a bebida alcoólica funciona como um dos principais fatores para afogamentos, sendo um estimulante para ações mais ousadas em rios, lagos, cachoeiras e piscinas. Os militares destacam que a não utilização de equipamentos de segurança como coletes e boias também é um fator que deve ser levado em consideração. Praticamente em todas as ocorrências, as vítimas não usavam os itens de segurança.

Devido à inexistência de mar no estado, muitos banhistas acreditam que as águas menos movimentadas, como as de cachoeira e lagoas, oferecem menos riscos. Mas, conforme a corporação, esse é um pensamento que não corresponde a realidade.