fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Governador anuncia Onda Roxa para duas regiões do estado, Divinópolis fica fora da medida restritiva.

Governador anuncia Onda Roxa para duas regiões do estado, Divinópolis fica fora da medida restritiva.

Image

A coletiva foi aberta pelo governador Romeu Zema lamentando as 222 mortes registradas nesta quarta-feira, 03. O chefe do executivo disse que estamos próximos de um colapso no sistema de saúde. Algumas regiões preocupam. A proposta do governo é evitar que aconteça a desassistência generalizada. Segundo o governador não é possível abrir mais leitos, pois já foram feitos chamamentos públicos e não existem mais médicos para compor as vagas.

Na coletiva o governador disse que o Comitê Estadual de Enfrentamento a COVID-19 deliberou pela criação da onda roxa. Ela é diferente das demais. Ela não é mais opcional. Agora os prefeitos não podem decidir por fazer a adesão, ela é impositiva, pois o colapso do sistema de saúde deixar de ser um problema municipal e passa a ser regional. A nova onda impõe duras restrições de funcionamento das atividades econômicas e do horário de funcionamento.

Durante o pronunciamento Romeu Zema disse que neste momento duas regiões serão inclusas na Onda Roxa e terão de ficar na restrição mais rigorosa pelo período de 15 dias. Serão as regiões Noroeste e Triângulo Norte. Outras três regiões estarão em observação diária, pois estão na onda vermelha e em estado de alerta. São as regiões Triângulo Sul, Região Norte e Leste Sul.

A Onda Roxa impõe nova medidas como toque de recolher no período de 17 às 7 horas. Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe e sem máscaras. Proibição de reuniões presenciais, até entre pessoas que não moram na mesma casa, proibição de qualquer evento público e implementação das barreiras sanitárias. Apenas os serviços essenciais podem funcionar. Setor de alimentos apenas delivery, serviços de saúde, transporte público, indústrias e etc.

Veja a coletiva: