fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Galileu rebate fala de Gleidson em evento: “Ofensa a todos os prefeitos de Divinópolis”

Galileu rebate fala de Gleidson em evento: “Ofensa a todos os prefeitos de Divinópolis”

Galileu rebate falas de Gleidson em evento: "Ofensa a todos os prefeitos de Divinópolis"

Galileu rebate falas de Gleidson em evento: "Ofensa a todos os prefeitos de Divinópolis"
Galileu enviou nota referente as falas de Gleidson. Foto: Arquivo TV Candidés/Redes Sociais

O ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, emitiu uma nota à imprensa nesta segunda-feira (29) desmentindo a fala do atual prefeito Gleidson Azevedo em um evento realizado no último dia 20, quando disse que “a cidade esteve em 109 anos de abandono”. 

Em nota, Galileu considerou essa frase uma ofensa pessoal e a todos os prefeitos que passaram pelo município. O político ainda citou que antes de Gleidson nascer, a cidade de Divinópolis já era destacada em Minas Gerais.

O ex-prefeito também alegou que durante as quatro vezes que assumiu a cidade, realizou feitos marcantes como construção de escolas, pontes e viadutos. Galileu ainda afirmou que entregou as contas em dia para a atual gestão, além de ordens de serviço para novas obras que foram finalizadas nos últimos dois anos.

Gleidson, em entrevista ao programa Bom Dia Divinópolis da última sexta-feira (26), afirmou que a fala foi tirada de contexto ao ser publicada nas redes sociais.

Veja, na íntegra, a nota enviada por Galileu:

Todos que me conhecem sabem que não gosto de polemizar mas ao tomar conhecimento da declaração do atual Prefeito Gleidson Azevedo, que disse, em evento público, que Divinópolis ficou “praticamente em 109 anos de abandono”, considerei uma ofensa a mim e a todos os demais Prefeitos do nosso município.

Muito antes do atual mandatário nascer, Divinópolis se tornou uma cidade polo e destacada em Minas Gerais pelo trabalho de TODOS os prefeitos que, desde 1912, se dedicaram, com amor e esforço, a escrever uma história gloriosa sem que nenhum deles precisasse desmerecer o trabalho dos seus antecessores. Temos que reverenciar a história de todos: Antônio Olímpio de Morais, Francisco Coelho da Fonseca, Isauro Ferreira da Silva, João Notini, Olímpio Moreira de Vasconcelos, José Maria Botelho ,Pedro Xavier Gontijo, José Antônio Saraiva, Antônio Gonçalves de Matos, Américo Magalhães, Itagiba de Souza, Alvimar Mourão, Lauro Epifânio Pereira, Jovelino da Costa Rabelo, Sebastião Gomes Guimarães, Luiz Fernandes de Souza, Sebastião Gomes Guimarães, Fábio Botelho Notini, Orides Batista Leite, Walchir Jesus de Resende Costa, Antônio Martins Guimarães, Fábio Botelho Notini, Aristides Salgado dos Santos, Domingos Sávio, Demetrius Arantes Pereira eVladimir de Faria Azevedo, cada um ao seu modo e com suas dificuldades, ajudou na construção de uma cidade pujante.

Tenho a certeza que nos quatro governos que assumi a Prefeitura de Divinópolis também realizamos um trabalho que foi marcante para Divinópolis. Oitenta por centro das escolas municipais e 60% das Unidades de Saúde foram construídas em nossos mandatos. Mais de 1.400 casas populares foram construídas com recursos exclusivos do município garantindo casa própria para centenas de famílias. Asfaltamento e calçamento daria para pavimentar o mesmo tamanho de uma cidade inteira de médio porte. Três pontes construídas dentro de rios com grande volume de água e um viaduto resolveram o problema do trânsito. Construímos e reformamos diversas sedes de associações comunitárias, campos de futebol e quadras em bairros e zona rural. Cada quadrante que você pisar, prefeito Gleidson, existirá uma obra construída no meu mandato ou no mandato de um dos Prefeitos que o antecederam.

            Também não posso deixar de ressaltar que, se hoje você consegue fazer algumas dancinhas em cima de calçamentos em bairros distantes, foi porque eu lhe entreguei o caixa da Prefeitura abarrotado de dinheiro e ordens de serviços assinadas com dinheiro em caixa para todas as obras que você inaugurou nesses dois ano e seis meses do seu governo.

            Caro Prefeito Gleidson, você iniciou o seu governo com zero de restos a pagar. Ou seja, não lhe deixei um centavo de dívida, ao contrário do que aconteceu no início do meu governo que começou com 47 milhões de dívida de governos anteriores. Minha equipe e eu não acusamos ninguém. Arregaçamos as mangas para o trabalho. Em quatro anos, pagamos 100% da dívida herdada e, ainda, lhe deixei o caixa da Prefeitura no azul – com superavit de recursos.

            Foram 96 milhões de reais de superavit da Prefeitura sendo que, deste total:

            1 –  Pela primeira vez na história, como nunca antes havia acontecido, 8 milhões de reais estavam depositados no caixa da Prefeitura para que em 1º de janeiro de 2022 você, prefeito Gleidson, pudesse usar do jeito que lhe conviesse;

            2 – Folhas de pagamento de dezembro 2021 e 13º salário quitadas;

            3 – Pagamentos de todos os Precatórios em conta (sentenças judiciais com pagamento programado), a maioria de outros governos, uma herança maldita que foi solucionada, e que nunca cobrei ou reclamei do passado;

            4 – Pagamento de todos os parcelamentos da Previdência Municipal, fato inédito na história do município;

            5 – Pagamento de 100% das dívidas trabalhistas da Prefeitura, o que também nunca antes havia acontecido na história do município.

            Tão novo e com problema de memória, gostaria de lembrá-lo que as dancinhas feitas em cima dos calçamentos, até engraçadinhas e que todos nós damos muitas risadas, só foram possíveis porque, no mandato anterior, estive na capital federal diversas vezes contando com o apoio imprescindível do deputado federal Domingos Sávio, que comigo, percorreu corredores e corredores em Brasília para liberar recursos para TODAS as obras de calçamento que você agora está exaltando.

            Também, graças ao nosso trabalho, com o apoio do deputado federal Domingos Sávio, foram liberados os recursos e depositados na conta da Prefeitura, para a realização das obras do PAC Habitação que possibilitará a construção de prédios que abrigarão moradores de residências em áreas de risco, principalmente do Alto Afonso Pena.

            Tenho que lembrá-lo, Prefeito Gleidson, que, em meu mandato que o antecedeu, Divinópolis ficou prejudicada pela gestão dos governadores Fernando Pimentel e Romeu Zema que retiveram recursos do IPVA, FUNDEB, ICMS e da área da saúde somando mais de 120 milhões de reais que agora estão sendo devolvidos pelo atual governador através de um acordo judicial em parcelas que são depositadas no caixa da Prefeitura de Divinópolis.

            O caixa do município foi turbinado pela coragem que teve o meu governo em realizar todo o trabalho de Geoprocessamento para levantamento da real situação dos imóveis que impactaram positivamente o caixa da Prefeitura permitindo, assim, que Divinópolis atingisse uma arrecadação recorde. É o seu governo, Prefeito Gleidson Azevedo, que está recebendo os recursos advindos do Geoprocessamento.

            Enquanto eu vivi o impacto da greve dos caminhoneiros e, principalmente da COVID, você, Prefeito Gleidson, foi beneficiado com o recebimento de milhões de reais que foram destinados para os cofres da saúde. Também beneficiaram os cofres públicos do município, o grande recebimento de ICMS que advém dos Postos de Combustíveis em virtude do alto valor pago no litro da gasolina nos dias atuais.

            E, por fim, não posso deixar de destacar que o seu governo também está recebendo recursos do pagamento do acordo celebrado entre a Vale do Rio Doce e o governo do estado em recomposição financeira ao desastre ambiental.

            Desejo-lhe sucesso para que o seu governo coloque mais um tijolinho na construção de uma cidade melhor para todos somando-se à forte obra que é a nossa cidade erguida por todos os prefeitos.

            Que as bênçãos de Deus e do Divino Espírito Santo recaiam sobre todos os homens de bem e que falam a verdade.