fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Falta de medicamento pode por em risco tratamento de pacientes oncológicos em Divinópolis

Falta de medicamento pode por em risco tratamento de pacientes oncológicos em Divinópolis

Image
Medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde repassado aos estados. São João tem estoque para mais cinco dias. FOTO: Reprodução

Um remédio usado na quimioterapia oral não está sendo repassado pelo estado ao Complexo de Saúde São João de Deus. O hospital afirma que o estoque é suficiente para apenas cinco dias.

O repasse do Desatinibe de 20 e 100 mg é de responsabilidade do estado. O remédio é utilizado no tratamento contra a leucemia mieloide crônica, uma doença que causa o aumento de glóbulos brancos no sangue. A última remessa enviada é insuficiente para o São João de Deus.

Caso o tratamento seja paralisado, a leucemia pode evoluir para o estágio agudo. Na última fase, há sintomas como anemia, infecções, sangramentos e até mesmo a morte. A distribuição pública do medicamento é centralizada pelo Ministério da Saúde, que o importa e repassa para as secretarias de saúde dos estados, responsáveis por distribuir aos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atrasos vêm desde o ano passado.

Procurada pela TV Candidés, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforçou que o medicamento Desatinibe possui aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde. Ainda por meio de nota, disse. “Os estados auxiliam na logística de distribuição do item aos hospitais credenciados. Na distribuição realizada pela SES/MG no mês de setembro/2022, o medicamento Dasatinibe 20 mg comprimido foi distribuído para atendimento integral das solicitações dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).”