fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Estação Ferroviária de Divinópolis está em condições precárias

Estação Ferroviária de Divinópolis está em condições precárias

Image

Por Hugo Serelo

A antiga estação ferroviária de Divinópolis foi construída em 1916 e é um espaço tombado como patrimônio histórico da cidade. Com mais de um século, é uma das arquiteturas mais importantes da história do interior mineiro.

Porém, 100 anos de memória estão a perecer numa estrutura física débil e descuidada.

Nossa equipe de reportagem esteve presencialmente no local e detectou alguns problemas estruturais. Rachaduras nas paredes, má conservação dos pisos, infiltrações.

No local também há sujeiras e materiais empilhados. Os entulhos amontoados podem se tornar um ambiente favorável à procriação de animais peçonhentos.

Historiadores

A estação ferroviária do centro de Divinópolis foi inaugurada na década de 1910, e logo se tornou um dos principais símbolos de progresso e modernidade da cidade. Para se ter uma ideia da sua importância histórica, no ano de 1920 mais de 30 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram nas plataformas dessa estação. Essa história de sucesso contrasta radicalmente com a realidade atual”, destaca Daniel Venâncio, doutor em História pela UFMG e divinopolitano.

O escritor e historiador Welber Tonhá, que já realizou importantes trabalhos pela preservação do Museu Histórico de Divinópolis, também manifestou tristeza pela falta de preservação do local. De acordo com Welber, a riqueza cultural e histórica da estação ferroviária é de interesse público.

Prefeitura

Em contato com a Secretaria de Cultura, nossa equipe de reportagem obteve retorno. A atual gestão admite as falhas do local e destaca que, apesar das dificuldades, existe empenho para recuperação da área.

Espaço

Há poucos anos, o espaço era a sede da Secretaria de Cultura. Hoje, o local é cedido gratuitamente para grupos culturais envolvidos em projetos de artes cênicas, músicas e projetos sociais.