fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Encontro da família Abdão reúne cerca de 150 pessoas de quatro estados brasileiros e resgata a história da família para as novas gerações

Encontro da família Abdão reúne cerca de 150 pessoas de quatro estados brasileiros e resgata a história da família para as novas gerações

Rostos desconhecidos e uma enorme vontade de conhecer suas raízes. Foi isso que fez com que cerca de 150 pessoas de uma mesma família viajassem vários quilômetros para se reunirem durante o feriado de Carnaval em Córrego Danta, no Centro Oeste mineiro. Tios, primos e filhos de várias gerações da família “Abdão” se emocionaram durante o primeiro encontro da família realizado nos dias 2, 3 e 4 de março de 2019.

Vicente Abdão Sobrinho foi o idealizador do evento. Segundo ele, a vontade de reencontrar os familiares que fizeram parte de sua infância e conhecer parentes que ele nunca viu, despertaram o desejo de promover a festa. “Há um ano comecei a planejar e, posso dizer, que a tecnologia foi essencial para que hoje estivéssemos aqui. Criamos um grupo no whatsapp com 15 pessoas e aos poucos foi crescendo. Hoje descobrimos parentes de várias cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal . Reencontrei pessoas que eu não via há mais de 40 anos e isso está sendo maravilhoso”, afirmou.

O servidor público Neemias da Silva viajou com a família por mais de 1.600 km, da cidade de Tabocão – Tocantins. “A distância não foi impecilho para nós. Sempre moramos longe de toda a família da minha mãe e tínhamos muita vontade de conhecer. Por meio das redes sociais começamos a fazer contatos e despertou o desejo de estar aqui hoje. Desde 2014, eu conversava com as irmãs Débora e Renata, primas de segundo grau, e pude conhecê-las pessoalmente somente agora”, contou.

Uma curiosidade da festa foi a quantidade de primos com o mesmo nome como, por exemplo, Abdão, Mateus Abdão, Maria Leão e outros . “Conheci meu xará Mateus Abdão e nossa diferença é de dois anos . É muito interessante participar de um evento como este que resgata a nossa história, mostra de onde viemos. Que possamos fazer isso nos próximos anos”, afirmou Mateus Abdão da Silva.

Família Abdão

A família é descendente do casal Abdão Leão da Silva e Maria Dionísia Silva que moravam na zona rural de Córrego Danta. Eles tiveram nove filhos e todos receberam como sobrenome o nome próprio do pai “Abdão”. Até hoje não se sabe o motivo disto, mas o resultado foi a perpetuação do nome pelas várias gerações.

Por Danielle Costa