O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) determinou a remoção de um trecho de um vídeo publicado pela candidata a prefeita de Divinópolis, Laiz Soares (PSD), que acusa o atual prefeito e candidato à reeleição Gleidson Azevedo (Novo), de ‘Caixa 2’.
O pedido foi feito por representantes da coligação ‘Junta e Vamos’ e acatado pela Justiça no último domingo (25).
No vídeo postado na última quarta-feira (21), Laiz rebateu as críticas de uso do Fundo Eleitoral, alegando que: “Imoral é pegar dinheiro de empresário por fora na campanha, fazendo caixa 2, sem declarar e ficar preso nesses empresários durante o governo”.
Na decisão, o juiz Juliano Abrantes Rodrigues considerou que, nesta fala específica de Laiz “houve propaganda eleitoral negativa irregular contra Gleidson Azevedo, por divulgar fato ofensivo a sua honra (…) Assim, os limites de liberdade de informação foram ultrapassados.”
A coligação ‘Junta e Vamos’ pediu a remoção total do vídeo, mas o TRE julgou que apenas o trecho com a fala citada anteriormente deve ser excluído. Desta forma, a publicação pode ser repostada, mas sem a acusação de Caixa 2. A coligação ‘Divinópolis Pode Mais’, composta por Laiz Soares, pode recorrer da decisão.
O Sistema MPA procurou a assessoria de Laiz, que não respondeu. O espaço segue aberto para posicionamento.