fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • UEMG inicia inscrições para o Vestibular 2022 e novidade da Unidade Divinópolis é o oferecimento do curso de Engenharia Agronômica 

UEMG inicia inscrições para o Vestibular 2022 e novidade da Unidade Divinópolis é o oferecimento do curso de Engenharia Agronômica 

Image

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) iniciou, nesta terça-feira (18 de janeiro), as inscrições para o Vestibular 2022. No total, são oferecidas 4.734 vagas, em 121 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais. 
 
Na UEMG Divinópolis, estão sendo ofertadas 650 vagas para 17 cursos. A novidade é abertura de 40 vagas para o curso de bacharelado em Engenharia Agronômica, que será oferecido em período integral. O novo curso da Unidade busca formar um profissional que seja apto a superar os desafios que a sociedade moderna demanda e que esteja em processo permanente de formação.  
 
Além de Engenharia Agronômica, a Unidade Divinópolis conta com os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social. 
 
A UEMG conta com outras duas Unidades no Centro-Oeste Mineiro: Abaeté, que oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social; e Cláudio, que conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social. 
 
O Vestibular 
O Vestibular é organizado e executado pelo Instituto AOCP. As inscrições estarão abertas no site vestibular.uemg.br até o dia 9 de fevereiro, com taxa de inscrição no valor de R$ 5,00. 
 
O Vestibular será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos do núcleo comum do ensino médio, e uma questão aberta, de redação. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades nas quais a Universidade oferece os cursos no dia 6 de março, em local a ser informado no comprovante definitivo de inscrição. 
 
Para todos os cursos oferecidos no Vestibular, será possível escolher, no ato da inscrição, a categoria na qual se deseja concorrer: ampla concorrência (5% das vagas), reserva de vagas (50%) ou inclusão regional (20%). Para cada uma delas, serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente encaminhados na Área do Candidato. 
 
Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas para o e-mail candidato@institutoaocp.org.br, pelo telefone 0800-603-4200 e pelo Fale Conosco disponibilizado na Área do Candidato. 
 
75% das vagas da UEMG serão oferecidas pelo Vestibular. O restante (25%) será ofertado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que acompanhará o cronograma do Ministério da Educação. 
 
Reserva de vagas 
O Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG (Procan) reserva 50% das vagas do Vestibular para candidatos nas seguintes categorias: 
 
I) Negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta “per capita” de até 1,5 salário mínimo; 
II) Quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta “per capita” de até 1,5 salário mínimo; 
III) Indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta “per capita” de até 1,5 salário mínimo; 
IV) Ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta “per capita” de até 1,5 salário mínimo; 
V) Egressos de escola pública, com renda familiar bruta “per capita” de até 1,5 salário mínimo; 
VI) Pessoas com deficiência. 
 
O candidato pode optar por concorrer a vaga em uma dessas categorias ao realizar a inscrição no Vestibular. 
 
Inclusão regional 
Como forma de contribuir com o desenvolvimento regional, a UEMG reservou 20% das vagas do Vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no Estado de Minas Gerais. É possível optar por concorrer nesta categoria no momento da inscrição. 
 
Cronograma  
 
18/1 a 9/2 – Inscrições para o Vestibular 
15/2 – Liberação do comprovante definitivo de inscrição 
6/3 – Provas de conhecimento geral 
25/3 – Divulgação da classificação dos candidatos 
11 a 15/4 – Matrícula dos aprovados na 1ª chamada 
18/4 – Início das aulas para os calouros