fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Ministério Público quer saber se escolas estão prontas para um eventual retorno das aulas presenciais

Ministério Público quer saber se escolas estão prontas para um eventual retorno das aulas presenciais

Image
sala de aula escola

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) iniciou nesta sexta-feira, 4 de dezembro, uma série de visitas a escolas públicas de ensino municipais e estaduais para verificar as condições das instituições para eventual volta às aulas presenciais no estado. A vistoria verifica como está organizada a metragem para o acesso à escola, o distanciamento das carteiras nas salas de aula e o espaço de movimentação dos professores.

O trabalho também verifica se a estrutura da escola é adequada para a aferição de temperatura para acesso ao ambiente e como estão previstas as ações de higienização dos objetos e ambientes escolares – se a escola tem produtos suficientes, como papel toalha, álcool gel, produtos de limpeza, sabão, máscaras, luvas -, além de observar se há EPIs para os colaboradores.

O MPMG também quer saber se já houve capacitação dos funcionários da escola quanto às medidas de prevenção e controle da Covid-19 e se, na hipótese de casos suspeitos ou confirmados para o coronavírus dentro da escola, como serão os monitoramentos durante os períodos de afastamentos necessários para a reorganização e para impedir a cadeia de transmissão do vírus.

Outra preocupação da instituição é saber se a escola organizou cronograma de uso de refeitórios, com a finalidade de evitar aglomerações e fluxos de alunos, de forma a manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles, e se já organizou como será a disponibilização do alimento aos estudantes.

Na manhã desta sexta, a vistoria foi realizada na Escola Estadual Mendes Júnior, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Conforme o MPMG, os maiores problemas no local são a superlotação das salas (pequenas e com 40 alunos), a falta de condições sanitárias (insuficiência de pias e vasos sanitários, banheiro sem sabonete) e internet de má qualidade. Além disso, ainda não houve aquisição de Equipamentos de Proteção Individual nem qualquer tipo de formação para os profissionais da escola.

No dia 2 de dezembro, o MPMG realizou reunião para discutir o calendário escolar e medidas de aprimoramento do regime especial nas escolas estaduais. Mais de 230 representantes de categorias e órgãos de defesa da educação participara do encontro virtual.