fbpx
Pular para o conteúdo

Escola Adolfo Machado recebe projeto Vida Marinha

A Escola Municipal Adolfo Machado receberá, nesta quinta-feira (11/07), o projeto Vida Marinha, idealizado pela bióloga Cristina Portela, em parceria com o Instituto Mata Atlântica.

O projeto é realizado dentro de uma carreta, vinda do estado do Paraná, que ficará na escola de 8h às 16h. Nela, os alunos terão aula de ciências, com o objetivo ensinar e sensibilizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, em especial os biomas aquáticos.

Dentro do veiculo várias espécies de animais marinhos, vivos e empalhados. Os alunos poderão observá-los de perto e alguns poderão ser tocados. Um biólogo estará presente para passar informações aos alunos e esclarecer dúvidas.

O projeto foi criado em 2000 e, desde a sua inauguração, já atendeu a mais de dois milhões de visitantes, entre alunos e público em geral. Para atingir o objetivo, o projeto conta com quatro carretas e um ônibus que, juntos, compõem um dos maiores acervos de animais marinhos do Sul do Brasil com mais de 100 espécies de animais verdadeiros, constituindo assim um museu itinerante.

Embora a diversidade faunística disponível no projeto para as exposições seja consideravelmente significativa, nenhum espécime foi morto para esse propósito. Todos os animais expostos foram vítimas de ações humanas que, direta ou indiretamente causaram sua morte, sendo coletados junto a pescadores ou encontrados mortos na beira da praia.

As exposições ocorrem dentro de um container, ou ônibus, refrigerado e equipado com bancos e uma bancada expositora com os animais taxidermizados e conservados em álcool, oferecendo um ambiente de aprendizado diferenciado e agradável. Para tornar a experiência mais interessante, os alunos podem tocar animais que, para alguns, só seria possível conhecer por meio de livros e filmes.

O projeto beneficia aos alunos com uma proposta pedagógica que foge das aulas expositivas e favorece uma prática participativa em que os alunos podem, no momento reservado, expor suas experiências, opiniões e questionamentos. A escola se destaca ao oportunizar aos alunos, uma experiência pedagógica pautada na aula por museus, em especial, os de ciências naturais, dinamizando o ensino e ensinando-os a valorizar esses ambientes de aprendizado.

As aulas possuem uma linguagem adequada para cada nível educacional, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e graduação em biologia. Para o ensino fundamental é abordada uma metodologia pautada na classificação zoológica e noções sobre educação ambiental, como pesca predatória, invasão de áreas de manguezais e derramamento de petróleo.

A Escola Municipal Adolfo Machado fica na Rua Niterói nº 550 no bairro Manoel Valinhas. Atende 278 alunos do 1º ao 5º ano.