fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Site simula aposentadoria por tempo de contribuição ou idade

Site simula aposentadoria por tempo de contribuição ou idade

Site simula aposentadoria por tempo de contribuição ou idade

Um portal simula quando tempo cada pessoa gastaria para se aposentar com as regras da nova previdência. Pelo Gov.br , cidadãos podem calcular a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade.

Para simular a aposentadoria é necessário criar um cadastro no site. Primeiro selecione a opção “Acesse sua conta gov.br”, clique em “Crie sua conta” e preencha todas as informações, como CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Para finalizar, é só confirmar todos os dados solicitados e o cadastro a partir do e-mail ou celular.

Se for por e-mail, o cidadão vai receber um link de acesso para entrar no sistema e criar uma senha. Depois de fazer isso, é só digitar CPF e senha para ter acesso aos serviços que o site oferece.

A calculadora que simula o período necessário para se aposentar fica na página inicial.

Clique na opção “Meu INSS: acesse aqui os serviços digitais” e depois em “Calculadoras”.

Escolha uma opção, que pode ser “Aposentadoria por idade” ou “Tempo de Contribuição”. Em seguida, é só preencher a data de nascimento, sexo e assinalar o campo “Adicionar vínculo”.

Nesse espaço, é necessário informar seu vínculo empregatício.

Logo após, é só preencher a data de início e a de término do trabalho.  

Se ainda for funcionário, coloque a data atual. Siga todas as orientações até o final.

Vai ser informada sua idade, sexo, tempo de contribuição e os critérios para aposentadoria. A calculadora mostrará também se a idade mínima para aposentadoria foi alcançada ou não.

Além disso, o cidadão pode consultar no site notícias sobre o governo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e realizar denúncias.