Salário do comércio teve reajuste de 11,73% válido a partir de julho deste ano - Portal MPA

Publicidade

Salário do comércio teve reajuste de 11,73% válido a partir de julho deste ano

Postado em 01/07/2022 14:39
Publicidade

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio varejista de Divinópolis, publicada no final do mês de maio, com vigência de 1º de abril de 2022 a março de 2023 e assinada pelo sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste – Sindcomerciário e Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis – Sincomércio, o reajuste foi de 11,73% válido a partir de julho deste ano.

Com o reajuste, o salário base para os trabalhadores do comércio passa a ser de R$ 1.372,05, exceto para as funções de office-boy, contínuo ou mensageiro, vigia ou rodante, embalador, faxineira e operador de guarda-volumes que tem o salário base fixado a 1.328,38.

O reajuste mediano dos salários obtidos nas negociações salariais em junho é de 12%, ante o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 11,9%. Em maio, o reajuste mediano foi de 12,3%, segundo o boletim mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas.

Segundo os dados, em junho a quantidade de convenções coletivas tabuladas foi maior em relação a acordos coletivos, com a proporção de reajustes acima do INPC ficado em 50%. Essa taxa deve diminuir, com a disponibilização da mais acordos coletivos, segundo a Fipe.

Em maio a proporção de reajustes acima do INPC foi de 17,4%, e nos últimos 12 meses, 16,2%.

Já o reajuste real consolidado deste ano, que teve 5.625 negociações, ficou, até agora, sem variação, de acordo com os dados. De acordo com as análises da Fipe, o INPC previsto para o 2º semestre ainda ficará perto dos dois dígitos, deixando pouco espaço para reajustes salariais acima da inflação.

Publicidade