fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Reunião com Presidente da FIEMG avança discussão para criação do Conselho de Desenvolvimento

Reunião com Presidente da FIEMG avança discussão para criação do Conselho de Desenvolvimento

Image

Foi realizada, na manhã de ontem (05), mais uma reunião para discutir a elaboração do Conselho Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES). O projeto de lei que constitui o plano foi entregue em setembro. A expectativa é que o projeto seja aprovado antes das eleições e comece a vigorar em 2021.

 Participaram do encontro, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do Grupo Gestor, Eduardo Soares; o Presidente do Sindicato dos Contadores de Divinópolis (SINCONDIV), Sérgio Bebiano; a Secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Nogueira. De acordo com Eduardo Soares, o grupo deve se reunir mais uma vez antes da redação final do Projeto.

 O documento foi desenvolvido pelas entidades do Grupo Gestor, com apoio e contribuição do SEBRAE-MG e, dentre outras demandas, prevê a criação de um Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES).

 De acordo com Eduardo Soares, o conselho se difere dos demais já existentes uma vez que é um órgão deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal. “O que propomos com esse conselho é uma gestão colaborativa com o Prefeito, independente de quem assumir o Executivo a partir do próximo ano”, enfatizou.

 O Presidente da FIEMG destacou também que o Plano de Desenvolvimento é uma estratégia para fomentar a economia que já existe e funciona em diversas cidades com importantes resultados. “Com ele podemos trabalhar equilíbrio das contas públicas municipais, fomentar atividades econômicas e potencializar atividades que precisam ser desenvolvidas a partir de oportunidades de negócios. É uma forma de administração moderna, que ouve a voz da cidade, que estará muito bem representada em todos os setores”, finalizou.

 Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o COMDES será divididos em 3 bancadas: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil, com membros indicados pelo Prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.