fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Produção agropecuária segue dentro da normalidade

Produção agropecuária segue dentro da normalidade

Image

Os agricultores continuam a produção e garantindo o abastecimento em todo o estado de Minas Gerais, a avaliação positiva da secretaria de estado em agricultura e garantiu o monitoramento de possíveis impactos no processo de produção e distribuição de alimentos, durante o período de enfrentamento da Covid-19.

Ainda segundo a secretária Ana Valentini, a divulgação do “Balanço da Situação da Produção e Abastecimento Agropecuário em Minas Gerais Frente à Crise do Coronavírus” será semanal. “O Sistema da Agricultura está monitorando as diversas cadeias produtivas na perspectiva de manter o fluxo regular da produção agropecuária e garantir o abastecimento para a sociedade”, falou a Agência Minas.

Agricultura familiar

de acordo com a Emater-MG a situação do comércio dos agricultores familiares varia de normal ao comprometimento médio em 76% dos municípios consultados. O mercado local, representado por supermercados, mercearias e sacolões, tem sido o principal canal de comercialização para esses agricultores, seguido das televendas em redes sociais com entrega em domicílio, modalidade que foi adotada em 50,2% dos municípios consultados. Inclusive Divinópolis.

Abate de animais

Segundo o diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo, os dados do sistema de defesa agropecuária mostram que a situação das cadeias produtivas de proteína animal está dentro da normalidade. Conforme levantamento, foram abatidos 58.578 bovinos no período analisado.

O abate de aves também segue dentro das expectativas e a análise do alojamento de animais para engorda (pintos de 1 dia) aponta para um cenário de normalidade nos próximos 45 dias. Ainda de acordo com a avaliação do IMA, não foram observadas mudanças significativas no trânsito de suínos destinados ao abate que indicassem risco momentâneo ao desabastecimento do produto.

Monitoramento de preços

A Secretaria de Agricultura, que está realizando o monitoramento dos preços das frutas e hortaliças mais comercializadas na CeasaMinas, considera que as oscilações apresentadas estão dentro do normal. Para alguns produtos, como alho e cebola, essa variação foi pouco significativa. Chuchu, tomate e o pimentão, por sua vez, tiveram queda devido à maior oferta desses produtos no mercado. Já em relação à batata e cenoura, a demanda foi menor que a esperada.

Frutas como abacaxi, laranja e melancia se mantiveram praticamente com preços estáveis. Já maçã e mamão, observado o início e o final do período em questão, foram as únicas frutas que apresentaram alta nos preços, devido à menor oferta. Para a maçã, a queda da demanda, ocasionada pela suspensão das compras para a merenda escolar, fez com que os lotes retornassem para as câmaras frias.