fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Índice de Confiança do Empresariado Industrial cai pela segunda vez consecutiva

Índice de Confiança do Empresariado Industrial cai pela segunda vez consecutiva

Em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu pela segunda vez consecutiva, marcando 57,2 pontos. O indicador recuou 3,5 pontos frente a março (60,7 pontos). A pesar da queda, os empresários continuam confiantes, com valores acima de 50 pontos – fronteira entre confiança e falta de confiança.

O ICEI de abril – o mais elevado para o mês em oito anos  –foi 4,2 pontos acima do verificado em abril de 2018 (53,0 pontos) e 5,1 pontos superior à sua média histórica (52,1 pontos).

Vale destacar, entretanto, que a trajetória positiva do índice vem perdendo força desde o início do ano, a pós sequência de três meses de alta no final de 2018. Essa perda de ímpeto pode ser explicada pelo ritmo lento de recuperação da atividade industrial e pela elevação das incertezas quanto ao avanço da agenda econômica, sobretudo, a aprovação da reforma da Previdência. O ICEI nacional também recuou 3,5 pontos entre março (61,9 pontos) e abril (58,4pontos). Contudo, o indicador foi o maior para o mês desde 2011 (59,5pontos).

Realizado pela área de Estudos Econômicos da FIEMG, o Índice de Confiança do Empresário Industrial foi realizado no mês de abril e foram coletados dados de 64 grandes empresas, 63 médias e 71 pequenas.