fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • “Governo deve prorrogar por mais 60 dias redução de salário e suspensão de contrato”

“Governo deve prorrogar por mais 60 dias redução de salário e suspensão de contrato”

Image
medida redução de salário e suspensão dos contratos de trabalho

Foto ilustrativa: Carteira trabalho

O governo deve editar nos próximos dias um decreto em que prorroga pela segunda vez, por mais 60 dias, os prazos dos acordos de redução de salário e suspensão dos contratos de trabalho . A medida é baseada na medida provisória (MP) 936, editada em abril e que virou lei, para ajudar as empresas a atravessarem a crise na economia gerada pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Inicialmente, o prazo máximo dos acordos era de 60 dias para a suspensão do contrato de trabalho e de 90 dias para a redução de salário e de jornada (que pode ser de 25%, 50% ou 70%). Durante a tramitação da MP, os parlamentares incluíram na proposta a permissão para que o Executivo possa prorrogar a duração máxima dos acordos por decreto. Com novo decreto esse prazo passa a ser de 180 dias.

O decreto também amplia em 60 dias o auxílio emergencial de R$ 600 pago aos trabalhadores intermitentes. O benefício dura atualmente 120 dias. Neste caso, a concessão é automática, sem a necessidade de acordo.

Para renovar os prazos dos acordos, as empresas precisam renegociar com os empregados e garantir estabilidade temporária no emprego pelo mesmo período, conforme prevê a MP.

Fonte: undefined – iG @ https://economia.ig.com.br/2020-08-19/governo-deve-prorrogar-acordos-de-reducao-de-salario-e-suspensao-de-contrato.html