fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • flexibilização das medidas restritivas a partir de 5 de abril é defendida pela CDL Divinópolis

flexibilização das medidas restritivas a partir de 5 de abril é defendida pela CDL Divinópolis

Image

O presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas, encaminhou à prefeitura, na tarde de ontem, quarta-feira (31/03), ofício solicitando a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas a partir de 5 de abril.

Ciente de que Divinópolis enfrenta momentos de caos na saúde e na economia, a entidade que representa os setores do comércio e serviços, acredita serem necessários mecanismos de equilíbrio nas medidas restritivas de funcionamento do comércio, para preservar a saúde da população e oferecer condições para a manutenção das empresas e empregos na cidade. 

O comércio e serviços não essenciais seguem fechados desde o último 15 de março, quando a prefeitura de Divinópolis decretou onda roxa na cidade, através do Decreto nº 14.263/21, além de estabelecer outras restrições, determinou o fechamento das atividades não essenciais, permitindo o comércio a funcionar somente com vendas online e entrega delivery.

As empresas estão privadas de atender presencialmente, tal como ocorreu no ano de 2020 e, a consequência é queda drástica no faturamento, comprometendo a capacidade de pagamento de aluguéis, fornecedores, tributos e folha de pagamento. O referido Decreto, inclusive, foi mais restritivo do que a própria Deliberação 130 do Estado de Minas Gerais, que permite a entrega de mercadoria na porta dos estabelecimentos. 

Na última sexta-feira (26/03), devido a lotação dos leitos, diante do aumento do número de casos de Covid-19, a prefeitura de Divinópolis optou pela antecipação de feriados municipais e reforço nas medidas de enfrentamento à pandemia na cidade. Como resultado, comércio e serviços ficarão fechados até o dia 04 de abril, ficando proibidos inclusive funcionamento interno dos estabelecimentos e delivery.

Nesta quarta-feira (31/03), o  governo do Estado anunciou, após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que a vigência da Onda Roxa do programa Minas Consciente será prorrogada até 11 de abril, em 13 das 14 macrorregiões de saúde do estado. A única macrorregião que avança para a Onda Vermelha, a partir do dia 5 de abril, é a Triângulo Norte.

O momento é de cautela e extremamente delicado e, por isso, mais uma vez a CDL Divinópolis busca o equilíbrio das medidas que são impostas às atividades sem perder o compromisso com as exigências dos decretos e protocolos atuais. 

Portanto, a entidade, em nome dos empresários divinopolitanos, solicita que não ocorra a prorrogação do Decreto 14.291/2021 ou edição de outro semelhante.

Finalizando a vigência do Decreto e em persistindo a situação com a manutenção da onda roxa pelo Governo Estadual, a entidade pede ainda que as empresas da cidade possam operar, no mínimo, entregando suas mercadorias na porta, até posterior liberação para atendimento presencial e que acaso for prorrogado o Decreto 14.291/2021 que não sejam implementadas medidas mais restritivas do que as da Deliberação 130 do Estado de Minas Gerais.

OFICIO-310321-Retomada das atividades econômicas em Divinópol_s_MG