fbpx
Pular para o conteúdo

Empresas de ônibus entram em colapso

Image

O transporte por ônibus é o mais utilizado em todo o país, mas em tempos de pandemia, provocada pelo novo coronavírus, e atingiu em cheio o setor. Com isso várias empresas entram em colapso, algumas medidas já foram tomadas como demissões, suspensões de contratos de trabalho e falências de empresas de transportes. Tudo isso por conta da queda de demanda e faturamento. Chega a 70%.

Um relatório de acompanhamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, com mais de 500 viações, pesquisou 106 sistemas de transporte de todo o Brasil, e de acordo com os dados, por causa da pandemia a queda de demanda foi superior a 70%. Já foram quase 1,5 mil demissões e mais de 2 mil suspensões de contratos de trabalho, lembrando que os dados reais são maiores, já que o relatório é por amostragem.

Ao menos 279 sistemas tiveram suspensão de serviços parciais ou totais, sendo que 180 chegaram a paralisar completamente as atividades em alguns momentos, contando com 175 cidades de Santa Catarina, além de Araguaína (MT), Ilhéus (BA), Jaboticabal (SP), Nova Pádua (RS) e João Pessoa (PB).

O relatório ainda aponta desistências de sistemas, recolha de frotas e falências de empresas que já estavam em dificuldades financeiras, uma delas é a Real Transportes, de Guarulhos, em 01º de abril de 2020, deixou de prestar serviços. O grupo está em recuperação judicial.