fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Divinópolis registra saldo de 288 novos empresas em outubro

Divinópolis registra saldo de 288 novos empresas em outubro

Previsão do tempo: Não há possibilidade de chuva em Divinópolis nesta sexta, mas o frio pode permanecer
Previsão do tempo: Não há possibilidade de chuva em Divinópolis nesta sexta, mas o frio pode permanecer

SETTRANS informa interdição de rua em Divinópolis

O Monitoramento Econômico, realizado pelo Instituto Vitaltec e apresentando à CDL Divinópolis, mostrou que mês de outubro de 2021 existiam 33.510 empresas ativas. Neste mesmo mês foram constituídas 542 empresas e foram extintas 254, saldo de 288.

Após esboçar uma pequena reação no número de empresas abertas entre maio e junho, em outubro, houve a quarta queda consecutiva no total de empresas constituídas no município. Em relação ao mês de setembro, houve uma variação de 1,8,% negativo. No ano de 2021 a retração de empresas constituídas acumula uma queda de 20%. No entanto, em relação ao mesmo período de 2020, o total de empresas constituídas apresentou uma queda de 3,2%.

O número de empresas fechadas em outubro registrou uma queda de 17,5% em comparação ao mês de setembro, entretanto, as médias de fechamento em 2021 continuam superiores em relação ao mesmo período de 2020. Em comparação a outubro de 2020 houve majoração de 39% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.  

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, nota-se como no resto do país, uma forte presença do terciário. As atividades que mais se destacaram na abertura de novas negócios na cidade, em outubro foram: promoção de vendas, comércio varejista de acessórios do vestuário e confecções, obras, cabelereiros e manicures, preparação de documentos.

De janeiro até outubro de 2021 foram registrados aumentos significativos de empresas caracterizadas como empresário individual na cidade. Do total de empresas constituídas em 2021, 85,7% eram caracterizadas por empresários individuas, 13,15% de sociedades limitadas e somente 1,08% Eireli.