fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Divinópolis recebe ação de Eficiência Energética da Cemig até o dia 21 de maio

Divinópolis recebe ação de Eficiência Energética da Cemig até o dia 21 de maio

Image
rojeto Cemig nas Escolas, instalada na Praça Tiradentes, em Januária

Projeto Cemig nas Escolas, instalada na Praça Tiradentes, em Januária

Com o objetivo de oferecer orientação sobre o uso sustentável da energia elétrica para cerca de 300 mil alunos da rede pública estadual, a Cemig está levando, por meio do Projeto Cemig nas Escolas, suas equipes a mais de 100 município mineiros somente este ano. E chegou a vez de Divinópolis, na Região Oeste de Minas, receber o projeto, que oferece um ciclo de palestras itinerantes que tem, como diferencial, unidades móveis e tendas tecnológicas equipadas com jogos interativos de eficiência energética que levam, ao mesmo tempo, conhecimento e diversão abordando o tema energia elétrica. 

As atividades na cidade estarão disponíveis para estudantes e população até o dia 21/05, na Praça Benedito Valadares, no bairro Centro.

 O Cemig nas Escolas integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia, e busca, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica. Para promover essa transformação, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos por meio de palestras e a visitação ao circuito de eficiência energética formado pela tenda e unidade móvel – sendo este circuito aberto ao público em geral.

 Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.

 

Jogos interativos e eficiência energética

 

O circuito de eficiência energética contempla uma tenda tecnológica com 4 jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

 As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.

 

Educação e Programa de Eficiência Energética

 O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.