fbpx
Pular para o conteúdo

Dia Livre de Impostos será no dia 02 de junho

Image

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil, o Sistema CNDL, através da CDL Jovem Nacional e das Câmara de Dirigentes Lojistas, promove em todo o país, a 13ª edição do “Dia Livre de Impostos” (DLI). Neste ano, o DLI será no dia 02 de junho. Na data, os consumidores terão a oportunidade de economizar no consumo de diferentes produtos como gasolina, itens do vestuário, de informática, dentre outros.  Os descontos se aproximam de quase metade do preço do restante do ano.

O “impostossauro” é o vilão da história, ele é ultrapassado e agressivo e capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. No DLI, o impostossauro “estará preso” e os produtos selecionados das lojas participantes serão comercializados com descontos que representam parcialmente o valor dos impostos incidentes sobre os mesmos. Importante salientar que os comerciantes assumem esses descontos, porém recolhem os valores dos impostos normalmente aos governos, pois o Estado não isenta dessa obrigação fiscal.

A CDL Divinópolis mobiliza lojistas para aderirem a campanha como forma de alerta à população sobre a alta taxa de imposto. Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, o DLI é uma importante ação de conscientização. “É um dia simbólico e serve para mostrar à população a alta carga tributária que incide sobre os produtos e como que isso impacta na vida de todos nós. Precisamos urgente, de uma reforma tributária efetiva com redução de taxas, desburocratização e simplificação”, afirmou Freitas.

 

Baixo retorno

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) de outubro de 2021 apontou o Brasil com a 14ª maior carga tributária para toda a população e é um dos últimos no retorno do dinheiro para a população.

Cerca de 5 meses por ano, o brasileiro trabalha para pagar tributos. No dia 03 de maio, o Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista, ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão. Este é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

Outros países cobram taxas bem maiores, mas conseguem dar um retorno maior à população em termos de serviços públicos e qualidade de vida. A Dinamarca, por exemplo, apresenta uma carga tributária de 45,2% do PIB, a maior do mundo, mas tem o 10º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com dados da ONU de 2020.

Conscientização é a meta do DLI

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país, sem o retorno efetivo de políticas públicas para a população.

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização sobre as altas cargas tributárias pagas no país. Todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.