Publicidade

Dia das Crianças promete movimentar as vendas do varejo

Postado em 01/10/2021 16:42

A duas semanas do Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro, a data promete movimentar as vendas do varejo, especialmente agora, com o avanço da vacinação contra o coronavírus em mais de 90% da população adulta com a primeira dose. Espontaneamente, os setores que mais vendem nesse período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e doces. No entanto, há uma tendência, já popularizada fora do Brasil, que tem ganhado cada vez mais força no país, principalmente em datas comemorativas: o cross-selling.

A técnica consiste em oferecer uma experiência cada vez mais completa ao cliente, seja de forma direta ou indireta. O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, explica: “Imagine que você tem um restaurante e ao vender o almoço para as famílias na semana do Dia das Crianças as pessoas ganhem desconto em uma loja de brinquedos parceira. Ou que você tenha uma loja de bicicletas, e nesse período comemorativo, ofereça condições especiais para quem levar, além da bike, os acessórios como capacetes, joelheiras. Temos aí um exemplo indireto e outro direto dessa modalidade de vendas que pode ser aplicada em qualquer negócio”.

De acordo com o especialista, o Dia das Crianças de 2021 será uma espécie de “aquecimento” para a retomada das vendas de fim de ano. “Historicamente falando, períodos após depressões econômicas e sociais, como foi a pandemia, costumam ser seguidos de crescimento no consumo. Existe uma demanda reprimida, as pessoas ficam mais confiantes em sair de casa, ir a um restaurante, fazer uma viagem, presentear e comemorar junto com amigos e familiares”, observa.

Advertisement

O Dia das Crianças carrega ainda o título de um dos maiores tickets-médio entre as datas comemorativas do mercado. Por isso, Enio ressalta a importância de se preparar para a comemoração, mesmo que seu negócio não seja diretamente ligado aos setores que mais movimentam. “O valor médio gasto por pessoa nesse período gira em torno de R$ 140 a R$ 200, as crianças são presenteadas por tios, avós, amigos, madrinhas. A criação de alguma iniciativa que remeta à data é muito importante para a relação com o cliente. Pode ser uma playlist infantil, um cardápio especial, nomes criativos para os produtos e serviços”, recomenda.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade