fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Consumidores projetam inflação de 5,2% para os próximos 12 meses

Consumidores projetam inflação de 5,2% para os próximos 12 meses

Image
Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro. FOTO Tânia Rêgo - Agência Brasil

Os consumidores brasileiros estão projetando aumento da inflação para os próximos 12 meses. A expectativa é que a taxa acumulada fique em 5,2%, a maior desde dezembro de 2015. A expectativa da inflação dos consumidores foi medida pela Fundação Getúlio Vargas, em uma pesquisa de opinião feita neste mês.

A economista da FGV, Renata de Mello Franco, avalia que o aumento da mediana de inflação dos consumidores brasileiros para o próximo ano acende o sinal de alerta para a autoridade monetária, embora já fosse esperado por causa das pressões nos preços observadas nos últimos meses, especialmente nos alimentos.

Para os próximos meses, a economista acredita que a expectativa de inflação pode continuar subindo, porque os consumidores ainda estão bastante preocupados com os choques de preços, principalmente de itens essenciais para o consumo. Mas, segundo ela se a inflação ficar controlada, há chance para os consumidores projetarem taxa de inflação mais próxima da meta estabelecida pelo Banco Central.

A meta para a inflação oficial acumulada em 2021, definida pelo Banco Central, é de 3,75%, com a variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, de 2,25% a 5,25%.