fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Confira funcionamento detalhado do comércio, transporte público e Shoppings Populares

Confira funcionamento detalhado do comércio, transporte público e Shoppings Populares

Image

Em nova reunião realizada na tarde dessa terça-feira (28), o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em Divinópolis acatou o pedido do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e novos horários de funcionamento foram definidos para o setor no município, que deverão ter validade a partir de quinta-feira (30).

Desde março, a cidade vem se adequando à realidade da pandemia do novo Coronavírus, e a cada semana debate, através do Comitê, formado por autoridades de saúde e políticas, a flexibilização das atividades comerciais. De acordo com o último decreto publicado pela Prefeitura, o comércio divinopolitano estava autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h, horário que gerou reclamação entre os comerciantes e clientes, mas que foi mantido pelos órgãos de saúde seguindo os índices da matriz municipal.

Na reunião desta terça, o Sindicato sugeriu que o comércio varejista funcionasse entre 9h30 e 19h30, com o objetivo de estender o atendimento e, assim, evitar aglomerações delongadas devido ao pouco tempo de abertura, mantendo fechado durante os finais de semana. Além disso, a superlotação do transporte público em horários de pico foi um item utilizado pelo Sindicato para que o novo horário fosse aceito. Após longo debate, ficou definido o horário de 9h30 às 18h30 para funcionamento do setor. “Estamos conseguindo controlar a situação da pandemia em Divinópolis semana após semana. Todas as bases de estudo que temos contam com os dados da Secretaria Regional de Saúde, o entendimento da Secretaria Municipal de Saúde, que vem desempenhando um papel elogiável durante a pandemia, e temos discutido sim com comerciantes que, apesar da situação incômoda, entendiam que toda a precaução é para combater o avanço do vírus”, afirmou o vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), membro do Comitê de Enfrentamento.

SHOPPINGS

O horário de funcionamento dos shoppings também foi alterado de acordo com a proposta. Agora, os Shoppings Atacado funcionarão de segunda a sábado, entre 08h e 16h, e os Shoppings Center de terça a domingo, entre 12h e 22h. Os Shoppings Populares funcionarão de acordo com os horários estabelecidos para o comércio varejista.

 

DIA DOS PAIS

Apesar de não estarem liberados para funcionamento nos finais de semana, foi aberta uma exceção para o sábado (08) que antecede o Dia dos Pais. “É, junto com o Natal, a data que o comércio registra os maiores índices de venda. É importante reforçar para a população que, caso saiam de casa para comprar presentes, já saiam com destino certo, evitando aglomerações no Centro e prezando pela saúde de todos. Da mesma forma, os estabelecimentos continuarão com as medidas protetivas”, confirmou Gilson Amaral, presidente do Sincomércio.

PADARIAS E RESTAURANTES

Outra mudança é em relação ao setor alimentício. As padarias estão autorizadas a voltarem com o Self Service de produtos específicos, como o pão, oferecendo ao cliente luvas individuais descartáveis. Já os restaurantes poderão reabrir durante a noite. O Comitê definiu o horário de 07h às 18h para lanchonetes e restaurantes diurnos e 18h às 23h para restaurantes e lanchonetes noturnos.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Também participou da reunião Marcelo Augusto, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, que confirmou o reforço nas linhas de ônibus que atendem os principais pontos comerciais. “Entendemos a necessidade desse reforço e definimos, em conjunto, que as linhas receberão mais carros. É importante dizer que, como se trata de um vírus novo e que as políticas de combate mudam rapidamente, estamos aprendendo a lidar com a situação e todo esse debate é necessário. Da melhor maneira possível, vamos readequando nossos serviços”, finalizou o secretário.