Publicidade

Central de Negócios do Sebrae Minas incentiva o associativismo e aquece o mercado

Postado em 30/09/2020 14:02

Em um mercado cada vez mais competitivo, como pequenas e médias empresas podem competir com as grandes? A resposta pode estar na Central de Negócios, uma ação coletiva para fortalecer um grupo de empresários do mesmo ramo. Juntos, eles têm maior poder de compra, dividem custos, aliam competências e ainda oferecem produtos de maior qualidade.

Um bom exemplo dos trabalhos realizados pela Central de Negócios do Sebrae Minas pode ser percebido na cidade de Passos, no sudoeste do estado. A cidade é conhecida como polo industrial de móveis e, desde o ano passado, criou o Atacado de Móveis de Madeiras e Insumos Industriais Ltda (Madac), uma rede de associativismo que proporciona preços competitivos ao setor moveleiro, aliada ao fomento de negócios do segmento, que conta com a consultoria do Sebrae Minas.

Uma das primeiras ações do Sebrae junto ao grupo de empresários em Passos foi uma viagem para Santa Catarina, para a realização de um benchmarking , termo inglês, muito usado no mundo do negócios e que significa “aprender com quem é referência”. Assim, os empreendedores mineiros puderam conhecer de perto, a forma de trabalhar de seis redes catarinenses. De lá pra cá, muitas consultorias foram realizadas e a criação da Associação foi formalizada em abril deste ano.

 

De acordo com Claudinei Bonfim, presidente da Madac, a parceria com o Sebrae foi essencial para a implantação e consolidação do modelo de Central de Negócios Moveleiro de Passos. “O Sebrae foi o mentor, o qual, por meio de suas consultorias, difundiu e estabeleceu junto aos associados os princípios do associativismo e a união de classe. Assim, inovou por meio de consultoria antecipada, disponibilizando todo o suporte na construção desse sonho, que hoje é uma realidade”, comenta o presidente.

Para o consultor do Sebrae Minas Waldir Jorge Ferreira, o sucesso da Madac deve-se a uma série de fatores. “Os associados passaram pela cultura da cooperação e, agora, estão vivenciando a Central de Negócios, que é um momento de fazer negócios conjuntamente. Eles se uniram para terem lucros, mas, muito além disso, se tornaram uma família, que se ajuda mutuamente”, pontua Waldir.

Segundo a analista do Sebrae Minas Regional Centro-Oeste Sudoeste, Fabiana Rocha, a Central de Negócios de Passos está com muitos projetos pela frente. “Eles já montaram uma loja, em que conseguem comprar mais barato em relação ao mercado e se preparam para vender coletivamente. Cada vez mais estão vendo que a cooperação é a forma que eles têm de sobreviver neste mercado altamente competitivo, conclui ela.

O post Central de Negócios do Sebrae Minas incentiva o associativismo e aquece o mercado apareceu primeiro em .

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!