fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • BH teve carreata pedindo o fim do isolamento social

BH teve carreata pedindo o fim do isolamento social

Dezenas de pessoas participaram, nesta sexta-feira (27), de um protesto a favor da retomada do funcionamento do comércio e das empresas em geral em Minas Gerais. O grupo saiu em carreata da Cidade Administrativa em direção à sede da Prefeitura de Belo Horizonte e manifestou contra as medidas de isolamento social impostas pelo poder público para conter o avanço do coronavírus. 

Os participantes pediram a suspensão do decreto municipal 17.304, sancionado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que determinou a suspensão dos alvarás de localização e funcionamento “emitidos para realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas”, como bares, restaurantes e shoppings centers.

De acordo com especialistas em saúde, o isolamento social é necessário para combater o coronavírus. “É possível que a gente tenha um achatamento da nossa curva (de casos) se essas medidas de restrição de circulação e isolamento social, que estão sendo preconizadas principalmente por prefeitos e governadores, forem efetivamente cumpridas e tiverem uma longevidade concomitante a auxílio econômico, para que as pessoas fiquem em casa”, esclarece o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Mateus Westin.

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil chegou a 92 nesta sexta-feira, 27, segundo dados divulgados em plataforma do Ministério da Saúde. Em relação a ontem, houve um aumento de 15 mortes, quando o registrado foi 77 óbitos. O Ministério da Saúde informou que são 3.417 casos confirmados da doença, o que representa 502 novas confirmações em relação à última atualização dos dados da pandemia no País. O índice de letalidade está em  2,7%    

Enquanto a pandemia avança no país e Estados adotam medidas de quarentena, o governo federal lançou uma campanha publicitária chamada “O Brasil não pode parar” para defender a flexibilização do isolamento social. A iniciativa é parte da estratégia montada pelo Palácio do Planalto para reforçar a narrativa do governo em relação à crise envolvendo novo coronavírus, e divulga também medidas que o presidente Jair Bolsonaro considera necessárias para a retomada econômica.