fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Agricultura Familiar teve encontro com governador do Estado em recente visita a Divinópolis

Agricultura Familiar teve encontro com governador do Estado em recente visita a Divinópolis

Image

O governador de Minas Gerais Romeu Zema e o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia,  se reuniram, nesta quinta-feira (24/3), com agricultores familiares da região Centro-Oeste, na sede da Emater-MG em Divinópolis. Também participaram do encontro  a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o diretor técnico da Emater-MG, Gelson Soares, e representantes da Agricultura Familiar.

A secretária Ana Valentini falou sobre a importância do encontro com os agricultores. “Esse é um momento de conversa e escuta com os produtores para termos retornos das nossas políticas públicas para apoiar a agricultura familiar no estado. É também uma oportunidade para que novas demandas sejam trazidas para nortear o planejamento de novas políticas”, destacou.

De acordo com os dados do último Censo Agropecuário, Minas Gerais possui 441,8 mil estabelecimentos da agricultura familiar, que representam 72,7% do total dos estabelecimentos rurais mineiros. Minas é o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo do país.

O segmento é o responsável por parcela expressiva da oferta de alimentos básicos que vão para as mesas dos brasileiros no dia a dia. Os principais produtos agropecuários produzidos no estado são: café, frutas, leite, carnes (bovina, suína e de frango), milho e feijão, além da presença significativa no segmento das agroindústrias.

Dentre as ações do Governo de Minas voltadas para a agricultura familiar, destacam-se as ações no Programa Alimenta Brasil. Por meio desse projeto, realizado em parceria com a União e municípios, os agricultores vendem sua produção para as prefeituras, que repassam para instituições socioassistenciais locais. São beneficiados tanto o agricultor, com a garantia de mercado para sua produção, quanto as famílias que recebem esses produtos, com a melhoria da qualidade da alimentação.