fbpx
Pular para o conteúdo

32 Profissões do Futuro (que já começou!)

Image
32 Profissões do Futuro (que já começou!)

Há muitos anos, especialmente após o advento da Internet, muito se fala em transformações que ocorrerão no futuro.

Muitas previsões foram feitas sobre novas tecnologias e como elas poderiam transformar drasticamente o mundo, especialmente por volta do ano 2020.

2020 está bem perto de chegar e, de fato, muitas previsões se cumpriram e outras tantas ainda hão de se cumprir, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias e modelos de produção.

A 4ª Revolução Industrial

A revolução tecnológica que se vivencia hoje é tão palpável e notória, talvez até mais notória, quanto o foi a Revolução Industrial e seus desdobramentos.

Desde as primeiras máquinas movidas à vapor até o momento que vivenciamos hoje, chamado por muitos de 4ª Revolução Industrial, muitas transformações sociais, economômicas, políticas e ambientais ocorreram, incluindo o surgimento de novas profissões e a extinção de muitas outras.

O desenvolvimento da nanotecnologia, da tecnologia de sensores, da rede 5G e da IoT (Internet of Things) antecipam elementos de uma Revolução Tecnológica que já está em curso e, cumpridas novamente as previsões, transformará completamente o mundo como o conhecemos hoje.

Robôs integrados a sistemas ciberfísicos são, em grande parte, responsáveis pelo que muitos economistas e estudiosos da área chamam de 4ª Revolução Industrial, possibilitada pela convergência de tecnologias digitais, biológicas e físicas.

Tais transformações já estão ocorrendo e a tendência é que, com o advento do 5G e a consequente popularização da IoT, intensifiquem-se e sejam aceleradas nos próximos anos.

A Revolução Tecnológica que vivenciamos hoje, até muito pouco tempo atrás, existia tão somente em ficção científica.

A famosa família Jetsons, da animação dos anos 60 The Jetsons, chega a parecer, a cada dia, mais distante da ficção e mais próxima do que se pode imaginar para um futuro que chega à galope.

Profissões do Futuro (que já começou!)

Após esta breve análise, e tomando por base as transformações que o mercado de trabalho já vem sofrendo, preparamos um levante com as principais previsões para profissões do futuro.

Destacamos o desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial e o crescimento de profissões que demandem criatividade e relacionamento, elementos que a tecnologia de Inteligência Artificial – ainda – não consegue reproduzir.

A preocupação com o meio ambiente é comum em todas as partes do planeta, por isso profissões relacionadas à preservação de áreas verdes e consumo sustentável também estão muito cotadas para um futuro próximo.

Profissões atreladas à disseminar conhecimento pela internet também tendem a crescer muito, principalmente as relacionadas à utilização de realidade virtual.

Na medicina já é utilizado este tipo de tecnologia na reabilitação de pessoas que perderam movimentos dos membros, no acompanhamento para autistas, na reabilitação para traumas cerebrais, além de ter diversos outros usos, tanto em áreas correlatas à saúde quanto nas demais.

Dentre as principais profissões que tendem a se popularizar num futuro bem próximo, citamos:

1. Desenvolvedores de softwares

Toda e qualquer atividade tecnológica só é possibilitada a partir de um software. Desenvolvedores de Softwares, profissionais de Tecnologia da Informação, em geral, são os profissionais que possibilitam o desenvolvimento de atividades com base no uso de computadores, programas e tecnologia da informação.

Desenvolvedores de Sistemas são, literalmente, os construtores deste mundo digital que permite todas as transformações que temos vivenciado e que ainda vamos vivenciar.

2. Analista de Big Data

Para que dados gerados por sistemas e softwares tenham qualquer significado eles precisam se transformar em informação.

Para que isto ocorra, é necessária a atuação de um profissional que analise os dados recolhidos e confira significados a eles.

É o caso do profissional Analista de Big Data, que tem por função principal analisar os dados, transformá-los em informações úteis e empregá-las para influenciar o desenvolvimento de negócios, empresas e objetivos gerais que envolvam a análise de dados.

Com o advento de tecnologias como IoT e rede 5G, gerar dados será cada vez mais comum e haverá cada vez mais máquinas capazes de gerar quantidades absurdas deles, que precisarão ser analisados para ter algum sentido.

3. Segurança da informação/Blockchain

Recentemente, com o boom do Bitcoin, a tecnologia desenvolvida para lhe dar suporte, a chamada Blockchain, ganhou quase tanta fama quanto a própria criptomoeda.

Enquanto isntituições como Bando do Brasil ficam com um pé atras em relação ao uso das criptomoedas, encantam-se com as possibilidades que sua tecnologia de segurança oferece.

Instituições do redor de todo o mundo já estão de olho nesta tecnologia, muitas das quais já criando formas de incorporá-la em seus negócios.

Praticamente impossível de burlar, a tecnologia de Blockchain garante segurança praticamente absoluta a sistemas que trabalham com envio e recebimento de dados.

Revolucionária, a profissão de criação e manutenção de Blockchain certamente promete se popularizar muito mais nos próximos.

4. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Este profissional também é conhecido no mercado como Customer Success.

Sua função é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado.

Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.

5. Profissional de Marketing Digital/Inbound Marketing

O Marketing é uma carreira antiga, porém o Marketing Digital é relativamente recente e possui muitos desdobramentos.

O Marketing na Internet tem se estruturado de formas complexas, pontuais e com um custo-benefício muito melhor que as mídias tradicionais de digulgação e publicidade.

Anunciar na Internet é mais barato, mais assertivo e a propaganda aqui se faz de forma menos disruptiva e invasiva que os meios tradicionais.

Com o crescimento do e-commerce e das tecnologias digitais, como um todo, o Marketing tende a se concentrar cada vez mais na internet.

Dentre os profissionais do Marketing Digital que mais tendem a se popularizar estão os produtores de conteúdo e os analistas de mídias.

6. Gestor de inovação

O Gestor de Inovação é o profissional responsável por repensar as estratégias de uma empresa com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

Esta profissão tende a se popularizar porque com o advento de novas tecnologias, empresas precisarão se adequar aos novos modelos de produção para não se tornarem defasadas e acompanharem o ritmo do mercado.

7. Especialista em E-commerce

Com o notório crescimento do E-commerce nos últimos anos, há uma quantidade enorme, e que tende a se tornar cada vez maior, de lojas espalhadas pela rede.

Cativar clientes será cada vez mais difícil no futuro, e as lojas precisarão se destacar no meio à esta infinidade de opções que um potencial cliente tem diante de si na internet.

Por isso, o profissional especialista em E-commerce ainda será muito cotado nos próximos anos.

8. Creators/Influenciadores Digitais

Também conhecidos como Digital Influencers, são profissionais que já estão muito em alta e tendem a permanecer.

Seu trabalho é produzir conteúdo para internet, promover vendas de produtos e serviços e entreter nas redes sociais.

9. Assessor de creators

Com a popularização da profissão de Creator, já existem muitas agências se especializando em cuidar das carreiras dos Influenciadores Digitais.

À medida que a profissão de Creator se populariza e novos influenciadores surgem, a profissão de Assessor também tende a se popularizar.

10. Professores online

O Ensino a Distancia, modalidade de ensino conhecido como EaD, tem-se exmpandido muito nos últimos anos. Já se conhece inúmeras histórias de sucesso de professores que deixaram a sala de aula tradicional para ministrar suas disciplinas pela internet, seja em canais próprios ou em canais e plataformas de outros cursos.

O mercado de cursos online está se disseminando e crescendo a cada dia, tanto pela possibilidade de crescimento profissional que oferece aos profissionais, quanto pela facilidade que representa para quem não precisa sequer sair de casa para assistir aulas.

11. Coach

O Coaching também é um profissional que tem conquistado cada dia mais espaço no mercado de trabalho.

Seja em atendimentos individuais ou grupais, presencialmente ou pela internet, este profissional tem diversos caminhos para explorar o crescimento de sua profissão.

Profissionais de todas as áreas podem se especializar para oferecer serviços de Coaching.

12. Coach de atividade física

Embora em todas as áreas seja possível a formação de Coachings, vale a pena mencionar o profissional da área de atividades físicas.

Com o crescimento do mercado fitness, em geral, e com a busca por cada vez mais qualidade de vida tem feito com que muitas pessoas busquem o trabalho de Coachings de Atividade Física.

O culto ao corpo promovido em larga escala pelas redes sociais se soma à já institucionalizada preocupação do brasileiro com sua aparência, o que fará com que a profissão de Coaching para Atividade Física seja ainda mais popular no futuro.

13. Engenheiro ambiental

É de conhecimento geral o quanto nosso planeta vem sendo impactado por mudanças climáticas e diversos outros fatores, muitos dos quais promovidos pelo homem.

A profissão de enegenheiro ambiental terá ainda mais peso no futuro, quando será ainda mais urgente e importante cuidar do planeta.

Com o desenvolvimento tecnológico e tantas transformações acontecendo, é uma profissão que terá uma importância enorme em todas as áreas cujas atividades impactem, de uma forma ou outra, o meio ambiente.

14. Gestor de ecorrelações

Profissionais que reúnam conhecimento tecnico ambiental (Engenheiro Ambiental), de lesgislação sobre o tema (Direito Ambiental) e possuam habilidades em comunicação, tem o perfil perfeito para a profissão de Ecorrelações.

Seundo a professora Renata Spers, da FEA-USP, é um profissional que vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas. É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados a sustentabilidade.

15. Bioinformacionista

Profissionais que mesclem informação genética e a elaboração de remédios serão muito cotados no futuro.

O profissional bioinformacionista é um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos, de acordo com a professora da FEA-USP, Renata Spers. Trata-se de uma profissão associada à inovação e à macrotendência de envelhecimento da população.

16. Geneticista

O Genesticista é um profissional que está em alta já há muitos anos, mas ganhará ainda mais popularidade nos próximos anos.

O trabalho do geneticista é importante em inúmeros ambitos, principalmente na identificação e prevenção de doenças, desenvolvimento de tratamentos para enfermidades como câncer, dentre tantas, tantas outras.

Com os avanços tecnológicos que estão por vir, uma infinidade de possibilidades surge para áreas contempladas com o trabalho destes profissionais, o que tendem a gerar maior popularização para esta profissão tão importante para a humanidade.

17. Engenheiro hospitalar

A tecnologia possibilita a evolução em todos os âmbitos, e no hospitalar não seria diferente.

Novos e mais modernos equipamentos surgem a todo momento, utilizando tecnologia cada vez mais avançada, tanto pra prevenção quanto para o tratamento de doenças, cirurgias, problemas de saúde e para o dia a dia dos profissionais da saúde em geral.

18. Gestor de resíduos

O aumento populacional e os hábitos de consumo da população mundial tem gerado uma quantidade de resíduos absurdamente grande.

Boa parte do que é produzido na Terra é, inclusive, descartada no espaço, porque o Planeta já não comporta tamanha geração de resíduos.

O aumento nesta produção, principalmente de resíduos sólidos, faz com que a profissão de Gestor de Resíduos seja uma das principais para o meio ambiente no futuro. Logo, uma das mais cotadas.

19. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Assim como o Gestor de Resíduos e Engenheiro Ambiental, o Especialista em energias alternativas continuará a ter uma importâcia enorme, como todas as profissões voltadas para o uso sustentável do meio ambiente e de seus recursos.

Num país como o Brasil, que recebe diariamente o famoso sol dos trópicos e possui tantas extensões de terra com ventos fortes, é simplesmente inexplicável que a maior fonte de energia que abastece a população seja a hidrográfica.

O uso do petróleo como principal recurso para geração de combustível para carros também é uma questão que tende a ser debatida e, espera-se, transformada no futuro.

Profissionais desta área tendem a se tornar mais populares à medida que o desenvolvimento tecnológico e social tornará necessária a busca por fontes de energias alternativas e renováveis.

20. Desenvolvedor de veículos alternativos

Alternativa é uma palavra que será muito utilizada no futuro, justamente porque o futuro tende a encontrar soluções alternativas para tecnologias que prejudiquem o meio ambiente.

Por isso, a importância deste profissional está atrelada ao desenvolvimento de uma locomoção sustentável, objetivo de empresas como a Tesla, referência na produção de carros elétricos.

Em poucos anos, seus carros mais modernos e sustentáveis já estarão à venda e influenciando ainda mais todo o mercado automotivo.

Outras grandes montadoras também veem nos transportes sustentáveis o futuro do automobilismo.

21. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Weareable, em tradução livre, significa “vestível”.

O desenvolvimento de óculos, lentes, relógios e diversos outros equipamentos que sejam considerados inteligentes, ou seja: possuam algum tipo de tecnologia que facilite a vida dos usuários, vai ser muito mais comum em alguns anos.

Profissionais que desenvolvam este tipo de dispositivo tendem a ser muito procurados.

22. Profissionais de saúde mental

Tantas transformações sociais e econômicas acontecendo ao mesmo tempo causam certo desconforto em muitas pessoas e isso, muitas vezes, é difícil até de perceber.

Já é sabido que as redes sociais geram uma ansiedade sem tamanho e podem, inclusive, causar depressão.

Mesmo antes destes males modernos, contudo, a área da saúde mental já era popular e sempre esteve em alta.

A tendência é que permaneça, tanto pelas questões causadas pelo avanço tecnológico e sua consequente transformação na vida das pessoas, quanto pelo fato de que é muito pouco provável a existência de máquinas capazes de substituir o cuidado que profissionais desta área tem com seus pacientes.

23. Gestor financeiro

O Gestor Financeiro é um profissional essencial para que as empresas posssam administrar suas despesas e receitas e manter suas contas no azul.

Por mais que existam inteligências que façam cálculos melhor que humanos, essa posição envolve decisões que computadores ainda não são capazes de tomar.

24. Advogado Societário

De acordo com o diretor da ASAP em Minas Gerais, Lucas Ribas, a especialização em operações de fusões e aquisições é uma boa oportunidade para advogados.

De acordo com Ribas, quem tem interesse na área deve estar em dia com termos tecnicos em inglês. Os melhores cursos na área estão na Inglaterra e nos Estados Unidos, de modo que o profissional deve conhecer bem o inglês jurídico.

25. Advogado Tributário

Segundo Lucas Ribas, uma das posições mais difíceis de se preencher tem sido a de advogado tributário.

De acordo com ele, o Brasil tem legislação e carga tributárias complexas. Empresas querem mitigar custos e, ao buscar meios para conseguir ganhos através de um bom planejamento tributário, o advogado tributarista passa a ter um viés estratégico.

Para os próximos anos, o destaque para profissionais desta área tende a continuar, porque o Brasil tende a lidar com esta carga tributária complexa por muito tempo ainda.

26. Perito forense digital

O espaço online se torna a cada dia maior, mais populoso e mais obscuro.

O profissional Perito Forense Digital tem a função de identificar e rastrear crimes cibernéticos.

Esta profissão será muito requerida por setores governamentais, policiais, grandes corporações e consultorias independentes.

27. Arquiteto e Engenheiro 3D

O 3D revolucionou a Arte: artistas que só conheciam o desenho chapado passaram a conhecer e a fazer uso da profundidade.

O Cinema 3D também virou uma febre e o termo se popularizou.

Esta tecnologia, contudo, pode ser empregada em diversas áreas e já conquistou adeptos na arquitetura.

A projeção de ambientes em 3D passará a ser cada vez mais comum, de modo que os profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo precisarão se especializar neste ramo para entregar uma experiência cada vez mais próxima da realidade para seus clientes e darem conta das demandas do próprio mercado.

28. Fazendeiro vertical

Fazendas verticais são uma tendência de cultivo que está fazendo muito sucesso em grandes centros como Nova Iorque e Londres.

A atividade do Fazendeiro Vertical consiste em plantar verduras, legumes, plantas em geral, para aumentar a área verde em prédio e terraços.

Com a valorização da alimentação mais saudável, a busca por produtos orgânicos, uma melhor qualidade de ar e de vida, há um forte indicativo de que esta tendência seja disseminada e chegue a outros grandes centros.

29. Professor de mandarim

A China, já há muitos anos, vem flertando com a posição de maior potência mundial.

Muitos especialistas já consideram o mandarim o inglês do futuro.

Para muito há um grande exagero nesta afirmação, mas fato é que muitos profissionais do ensino do Mandarim já estão sendo requisitados e este mercado tem ficado mais quente.

Não deixa de ser uma boa aposta para o futuro!

30. Condutor de drones

O uso dos drones por setores como correios, segurança, monitoramento e varejos é um comportamento cada vez mais comum.

Portanto, profissionais que entendam esse tipo de mecanismo terão um espaço promissor em um futuro mercado de trabalho.

31. Especulador de moedas alternativas

As moedas virtuais vieram para ficar.

Com o boom de 2017, quem ainda não conhecia o valor das criptomoedas passou a conhecer e elas viraram febre.

Passado o frisson inicial e a queda no valor do Bitcoin, as criptomoedas continuam estáveis como um forte e promissor mercado econômico.

Por esse motivo, ao longo dos anos haverá uma carência maior de especialistas capacitados em estudar esse novo setor da economia.

32. Walker talker

No filme de ficção científica Her, a existência de uma inteligência artificial que tem a capacidade de compreender sentimentos humanos é o tema central da narrativa.

Embora na realidade ainda estejamos longe de contar com dispositivos de I.A. que possam reproduzir este comportamento, especula-se a popularização da profissão de Walker Talker.

Comparável às famosas damas de companhia comuns em cortes de tempos remotos, o Walker Talker é o profissional que faz companhia à pessoas solitárias.