fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Duas barragens localizadas na Zona da Mata foram classificadas como alto risco

Duas barragens localizadas na Zona da Mata foram classificadas como alto risco

Image
Duas barragens localizadas na Zona da Mata foram classificadas como alto risco Prefeitura-de-leopoldina-divulgação

Duas barragens localizadas na Zona da Mata foram classificadas como alto risco Prefeitura-de-leopoldina-divulgação

Duas barragens localizadas em cidades da Zona da Mata foram classificadas como Categoria de Risco Alto, conforme o Relatório de Segurança de Barragens (RSB). Uma delas é de contenção de rejeito de minério e está em Itamarati de Minas e a outra é um açude que fica em Santos Dumont. O documento foi expedido no mês passado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e compreende dados de 2019, ano que a situação das barragens no país foi investigada.

Segundo a ANA, a classificação não indica que a barragem possui risco iminente de rompimento, mas demonstra aspectos que podem favorecer para um acidente, como aspectos de projeto, integridade da estrutura, estado de conservação, operação e manutenção e atendimento ao Plano de Segurança. Ao todo, 139 barragens localizadas em Minas Gerais receberam classificação como risco alto.

Além disso, o relatório afirma que no ano passado foram registrados 12 relatos de acidentes e 52 incidentes com barragens em 15 estados brasileiros. De acordo com a ANA, esta foi à maior quantidade de registros feitos, se comparado com anos anteriores. Dos acidentes, um deles se refere ao rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019. Devido ao acidente, 270 pessoas morreram e mais de 40 mil foram afetadas.