O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev), estabeleceu o Plano Anual de Capacitações da instituição para o ano de 2021. A Portaria nº 025/2021, foi publicada na edição do dia 29 de janeiro no Diário Oficial do Municípios Mineiros.
De acordo com o Aguinaldo Henrique Ferreira Lage, superintendente do instituto, o “Plano Anual de Capacitações 2021 do Diviprev tem como principal objetivo a estruturação das ações de capacitação e certificação a serem realizadas pelos servidores e membros de seus colegiados, de forma a possibilitar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências, consideradas essenciais às suas finalidades institucionais”, destacou.
Em busca de aprimoramento e melhorias nas atividades de gestão, o Diviprev aderiu ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS. A certificação exigirá do Diviprev, a instituição e manutenção de novas atividades, rotinas e controles em níveis mais altos de padrão de desempenho para consecução da missão institucional previdenciária.
O público alvo primário do Plano Anual de Capacitações 2021 são: a superintendência, os servidores da autarquia, o gestor de recursos, os membros titulares dos Conselhos de Administração e Fiscal e os integrantes do Comitê de Investimentos e, ainda, como público alvo secundário tem os membros suplentes dos Conselhos de Administração e Fiscal.
Os cursos serão realizados na modalidade Educação à Distância (EAD) e presencial. Na modalidade EAD, a Coordenação do DIVIPREV divulgará os cursos disponíveis conforme temática envolvida, incentivando a participação dos servidores e conselheiros e, na modalidade presencial será divulgado calendário com antecedência, para manifestação dos conselheiros e servidores quanto à participação.
Calendário de Capacitações:
Janeiro a Dezembro – capacitar servidores sobre o uso do programa E-Social, Treinamento de novos servidores e reciclagem sobre o Sistema Betha, divulgação e participação de congressos de RPPS.
Fevereiro: Gestão em Ouvidoria, Primeiros Passos em Licitações, Fundamentos de Economia e Finanças.
Março: Política de Investimentos, Certificação em CPA 10, CPA 20 e CGRPPS, Congresso Brasileiros de Investimentos.
Abril: Reforma da Previdência e seus reflexos, Noções Básicas em Previdência Complementar.
Maio: Pró Gestão RPPS e Mercado Financeiro de A a Z.
Junho: Previdência Social, Mercado Financeiro.
Julho: Temas Atuariais, E-Social para Órgãos Públicos.
Agosto: Mercado Financeiro, Demonstrativo de Investimentos do RPPS DAIR e DPIN.
Setembro: Previdência Complementar, Preparação para a Aposentadoria.
Outubro: Mercado Financeiro, Critérios do Certificado de Regularidade Previdenciária.
Novembro: Consultoria Atuarial, Acesso à Informação.
Dezembro: Linguagem simples aproxima o governo, Mercado Financeiro.
A programação pode sofrer alteração de datas, à critério do Diviprev.