Pular para o conteúdo

UPA de Divinópolis tem ocupação de 150%; Prefeitura se pronuncia sobre atrasos

Image

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, atende com taxa de ocupação de 150%. Os dados foram divulgados pela Prefeitura na noite desta quarta-feira (28).

Atualmente, 55 pessoas aguardam vaga hospitalar, sendo seis crianças e 49 adultos. O volume de pacientes acimado normal se deve ao aumento expressivo de doenças respiratórias da cidade, o que ocasionou lentidão nos atendimentos, principalmente em casos leves.

Esse aumento na procura por assistência médica tem pressionado a capacidade operacional da equipe de plantão, mesmo com todos os esforços voltados para garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro a cada cidadão que procura a unidade“, disse a Prefeitura.

Conforme protocolo do Ministério da Saúde, os pacientes são acolhidos por meio da classificação de risco, em que situações graves e emergenciais têm prioridade. Assim, usuários que apresentam sintomas leves ou quadros clínicos que não oferecem risco imediato à vida podem aguardar por mais tempo até serem atendidos.

Prefeitura de Divinópolis recomenda evitar a UPA em casos não-urgentes

A Prefeitura orientou a população a procurar, sempre que possível, as unidade de Estratégias de Saúde da Família (ESF) mais próxima para o tratamento de condições leves. Entre elas estão dores de cabeça, viroses, alergias, sintomas gripais leves, entre outros.

“A atitude consciente contribui para o melhor funcionamento da rede e garante que os casos graves sejam atendidos com maior agilidade“, finalizou.

UPA de Divinópolis tem ocupação de 150%; Prefeitura se pronuncia sobre atrasos no atendimento
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação