fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • UPA de Divinópolis está sem alvará de funcionamento, revela IBRAPP

UPA de Divinópolis está sem alvará de funcionamento, revela IBRAPP

Image

O Diretor Técnico da UPA Padre Roberto, Dr.Tarcísio Teixeira de Freitas Júnior, afirmou que a unidade está sem alvará de funcionamento. A declaração ocorreu durante audiência pública na Câmara de Divinópolis, nesta segunda-feira, 13. 

Ao responder questionamento do vereador Ney Burguer, sobre a ausência de diretores clínicos. Dr. Tarcísio justificou que o CRM não permite a posse com os alvarás vencidos. O secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo, rebateu, afirmando que com o IBDS, antigo gestor da UPA, não havia esse problema. No entanto, segundo o médico, a exigência é da própria vigilância sanitária municipal (veja o vídeo).

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Saúde, para responder questionamentos sobre os casos de superlotação da UPA, bem como, sobre a atual situação da referida Unidade, principalmente nas questões de capacidade física e técnica de atendimento à população.

O diretor técnico também chamou a atenção para o aumento da procura pela UPA. ” Em janeiro nos tivemos 7640 pacientes. Em fevereiro, quando começou a maior superlotação, foram 8788. Quase 1200 pacientes a mais. Até o meio-dia de hoje, março já teve 4181 atendimentos”.

A reunião durou mais de três horas, onde foram apresentados pelos vereadores vários problemas e denuncias vividas diariamente na unidade. Foi questionado ao Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP) a quantidade de médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários disponíveis na UPA para atendimento à população. 

Ao Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, foi indagado sobre a atenção primaria e os atendimentos nos postos de saúde, que tem sido pouco satisfatório. O mesmo destacou que nesta gestão há médicos em todos os postos, mas reafirmou que o serviço ainda tem falhas e pode ser melhorado. 

A reunião está disponível no YouTube da Câmara e poderá ser vista clicando neste link.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x