fbpx
Pular para o conteúdo

Taxa de ocupação da UPA de Divinópolis chega a 150% 

Médicos da UPA Divinópolis denunciam salários atrasados

A UPA 24h de Divinópolis – Unidade Padre Roberto Cordeiro Martins, hoje (22/01) a taxa de ocupação chega a 150% no momento, isso devido à baixa oferta de leitos hospitalares.

Ao todo, a unidade conta com 42 leitos (Unidade de Média Complexidade, Unidade de Decisão Clínica, Unidade de Cuidados Intensivos e Pediatria), e nesta tarde ela se encontra com 63 pacientes, sendo 44 cadastrados para transferência hospitalar e outros 19 pacientes aguardando decisão clínica. Portanto 70% dos pacientes da UPA hoje aguardam regulação do estado.

Reitera-se que a regulação de internação hospitalar para os casos oriundos da Rede de Urgência e Emergência, de acordo com a DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.941, de 21 de setembro de 2022, é da Secretaria Estadual de Saúde e que a Prefeitura de Divinópolis e nem o IBRAPP, não tem governabilidade para tal regulação.

A Prefeitura de Divinópolis informa que os entes envolvidos, municípios e regulação estadual estão cientes e tomando providências emergenciais para o cenário atual.

Solicita-se o apoio de toda população para que preferencialmente procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e que se direcionem à UPA apenas nos casos de Urgência e Emergência, se possível. E, para que os pacientes que estão nesse momento na UPA, que não recusem vagas em hospitais da região, tanto para vaga de enfermaria como de UTI.