Estamos no mês do Setembro Amarelo, em que as campanhas de conscientização pela importância da saúde mental e ações para prevenção ao suicídio são realizadas. No Brasil, o Setembro Amarelo acontece desde 2015 e, em 2024, o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Se precisar, peça ajuda”.
E, para conseguir ajudar, é necessário que as ações de apoio sejam realizadas em conjunto pela sociedade, profissionais, família e amigos da pessoa necessitada. De acordo com dados de 2019 da OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo anualmente, sendo 14 mil casos anuais no Brasil.
Como muitos casos sequer são notificados, esses números podem ser ainda maiores. Para mudar essa realidade, a campanha Setembro Amarelo possui um site com mais informações, chamando a sociedade para participar dessa conscientização.
Eles defendem que é importante falar sobre suicídio, tema este que ainda é considerado tabu nos dias de hoje. Ao falar sobre isso, em especial com pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, pode ajudá-las a procurar ajuda. É preciso acolher e ajudar essas pessoas, que, devido ao estado de sofrimento mental, algumas vezes não conseguem encontrar a saída de uma situação.
Então, se você precisa de ajuda ou pode se unir a esta campanha, não tenha receio. Para aqueles que precisam de ajuda, o melhor caminho é se abrir com pessoas de confiança e procurar um profissional. O Centro de Valorização à Vida é outro importante contato para telefonar, no número 188. Lembre-se: se precisar, peça ajuda!