fbpx
Pular para o conteúdo

‘Semana do SAMU Sem Trote’ é realizada nas escolas

Image

A Escola do Legislativo (Elegis) Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis, deu início as atividades da terceira edição da “Semana Municipal por um SAMU Sem Trotes”, nas escolas estaduais e municipais de Divinópolis.

Na oportunidade, o Diretor da Elegis, Roberto Franklin, juntamente com toda equipe da Escola e membros da Diretoria de Comunicação, estiveram na Escola Estadual Chico Dias e na Escola Municipal Professor Odilon Santiago, para repassar todo conteúdo sobre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), estabelecido pela Lei Municipal 8.368/2017, que institui a ‘Semana Municipal Por Um SAMU Sem Trote’, de autoria do então vereador Raimundo Nonato, integrando o calendário oficial do município, a fim de conscientizar a população de que a prática de trote potencializa o risco de morte daquele que realmente necessita do serviço de atendimento móvel de urgência.

Durante a palestra, os alunos receberam orientações sobre a importância de não realizar ligações falsas (trotes) para esse e outros serviços de emergência, com noções de primeiros socorros e conheceram a Unidade de Socorro do SAMU. Foi explicado a necessidade de respeitar os órgãos de segurança pública para evitar problemas futuros. “Nossas palestras têm sido muito proveitosas. Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer como funciona o SAMU e entender a real necessidade de honrar este órgãos e os demais. Colocamos em uma breve explicação a situação em que uma pessoa em apuros tenta fazer contato com o SAMU, mas a linha está ocupada com o trote. Talvez neste pequeno momento uma vida pode ser perdida, por falta de atendimento”, contou Roberto.

Outras três Escolas Estaduais vão receber a equipe da Elegis e SAMU, sendo elas: Rosa Vaz de Araújo, Professor Chico Dias e Patronato Bom Pastor, ambas às 13h30.

De acordo com a lei em vigor, as instituições de ensino do município de Divinópolis podem implementar atividades que transformem o educando em agente consciente e divulgador da importância de se ter um SAMU sem trote. A lei deixa claro que o Poder Executivo e a Escola do Legislativo, poderão estabelecer parcerias com os órgãos públicos, policia militar, corpo de bombeiros, e entidades da sociedade civil, para a realização de palestras e atividades de conscientização.