Publicidade

Secretaria de Cultura de Divinópolis divulga calendário das Festas de Cruz

Postado em 22/04/2021 14:13

 

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com apoio da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (CongaDiv); lança o calendário das Festas de Cruz em 2021.
 
Devido a pandemia do coronavírus, todas as atividades do evento serão transmitidas pelas redes sociais da CongaDiv. Apenas as pessoas da irmandade vão participar presencialmente para a realização do terço, seguindo todos os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento social. 
 
As Festas de Cruz são de grande importância, pois marcam o início das festividades do Reinado. De acordo com o secretário de cultura, Diniz Borges Filho, durante as Festas de Cruz, as irmandades fazem a recitação do terço, cantam, dançam e acendem velas em adoração à Santa Cruz. “Algumas irmandades fazem o levantamento da bandeira de aviso, para informar que a Grande Festa do Reinado está próxima. É um momento de fé, adoração, devoção”, destacou. 
 
As festividades dos bairros São Luiz e Itaí acontecerão de 23 a 25 de abril, sempre às 19h. No dia 23 haverá recitação do Santo Terço e Levantamento da Bandeira, no bairro São Luiz. No dia 24 acontecerá a recitação do Santo Terço e no dia 25 também acontecerá a recitação Santo Terço com descimento da bandeira.
 
No Buritis as atividades serão realizadas de 30 de abril a 2 de maio, sempre às 16h. No dia 30 haverá recitação do Santo Terço e levantamento da bandeira. Dia 1º de maio acontecerá a recitação do Santo Terço e coroação de Santa Cruz. Dia 2 também haverá recitação do Santo Terço e descimento da bandeira.
 
No São João de Deus, entre 30 de abril e 2 de maio, será recitado o terço na Capela do bairro Espírito Santo sempre às 19h. No Vale do Sol, será celebrada missa em intenção à Santa Cruz, às 9h, no dia 2 de maio, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
 
Entre os dias 6 e 8 de maio, no Alto São Vicente, o Santo Terço será recitado às 19h na Praça do Sr Tiziu. No dia 6 acontecerá o levantamento da bandeira, coroação de Santa Cruz no dia 7 e coroação de Nossa Senhora e descimento da bandeira no dia 8.
 No Vila Romana e na comunidade dos Branquinhos, por decisão das irmandades, não acontecerá nenhuma atividade.

Advertisement
 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!