fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Saiba o que funciona e não funciona neste feriado 12 de Outubro em Divinópolis

Saiba o que funciona e não funciona neste feriado 12 de Outubro em Divinópolis

Image
feriado Divinópolis

feriado Divinópolis

Os brasileiros terão uma pausa bem no meio desta semana. É que nesta quarta-feira (12) será celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil para os católicos. A data foi declarada feriado nacional em 30 de junho de 1980 por meio de decreto 6.802.

A cidade paulista de Aparecida, onde a Igreja Católica ergueu a Basílica que presta homenagens à santa, receberá milhares de fiéis. Não será diferente na cidade de Divinópolis MG. Confira programação abaixo do que funciona e não funciona na cidade neste feriado e celebrações:

Comércio de Divinópolis:

Nesta quarta também será comemorado o Dia das Crianças, data muito festejada pelo comércio, que espera movimentar R$ 13,8 bilhões com a venda de brinquedos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A estimativa supera o valor registrado no ano passado, cujas expectativas de venda eram de R$ 10,93 bilhões. Segundo a CDL Divinópolis nos dias 10 e 11/10, a sugestão é de que as lojas funcionem até às 20h. Já no dia 12/10, a sugestão de funcionamento é das 9h às 18h, mas isso, vai depender de  cada empregador. 

Agências Bancárias:

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) relatou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro (quarta-feira). A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.

Nos dias 13 de outubro (quinta-feira) e 14 de outubro (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 12/10 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.

Prefeitura e Câmara Municipal:

Prefeitura e Câmara Municipal de Divinópolis não funcionam durante feriado de 12 de Outubro.

Serviços essenciais funcionam:

Funcionam em Divinópolis neste feriado 12 de Outubro: Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA), hospitais, Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e serviço municipal de luto. O Parque da Ilha funcionará de 8h às 20h e o Centro Social Urbano (CSU), do bairro Interlagos, de 7h às 18h.

Coleta de Lixo:

A coleta de lixo segundo informações da assessoria da Prefeitura de Divinópolis vai funcionar normalmente.

Os ônibus:

 circularão com horário de domingo/feriado. 

Programação das celebrações no Santuário de Nossa Senhora Aparecida:

11/10 – Terça 

Nono dia da novena

05h30: Recitação do Santo Terço em honra a Nossa Senhora Aparecida.

06h: Celebração Eucarística com rito do Novenário presidida pelo Rumo.

Pe. Flavio Nogueira (Paróquia São João Bosco – Nova Serrana).

19h: Recitação do Santo Terço em honra a Nossa Senhora Aparecida.

19h30: Celebração Eucarística com rito do Novenário Solene presidida pelo Rvmo. Pe. Edmar.

12/10 – Quarta 

Solenidade de N. Sra. Da Conceição Aparecida

00h: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Rvmo. Pe. Marcelo Luiz Caixeta (Paróquia N.Sra. de Fátima – Itaúna),

04h45: Alvorada Festiva com repique festivo dos sinos.

05h: Solene Celebração Eucarística da Alvorada presidida pelo Padre da Paróquia. Após a Santa Missa das 05h, carreata em honra a Nossa Senhora Aparecida percorrendo as ruas de Divinópolis.

Trajeto: Rua Iguatama, Av. JK, Av. Primeiro de Junho, Rua Goiás, Rua Espírito Santo, Av. Antônio Olimpio de Moraes, Rua São Sebastião, Rua Fortaleza, Av. Rio Grande do Sul, Rua Itamarandiba, Rua Olinda, Rua Iguatama.

07h: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Rvmo. Pe. Paulo Sérgio Diniz (Cura da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Divinópolis).

09h: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Rvmo. Pe. Adão Carlos Teixeira (Paróquia São Sebastião – Leandro Ferreira).

12h: Queima de fogos e repique festivo de sinos. No interior do Santuário oração do Ángelus e recitação do Santo Terço Transmitido pelo Youtube: Paróquia Aparecida Divinópolis.

13h: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Exmo. Rvmo. Bispo Diocesano de Divinópolis Dom José Carlos Souza Campos. Transmitida pela TV Candidés.

(Bênção especial para as crianças)

15h: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Rvmo. Pe. Quirino José Quadros (Arquidiocese de Belo Horizonte). (Bênção especial para os enfermos e idosos).

17h30: Procissão com a Venerada Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e em seguida Solene Celebração Eucarística de encerramento da Festa da Padroeira presidida pelo Padre da paróquia e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

(Trajeto: Rua Iguatama, Rua Olinda, Rua Itinga, Rua Pratápolis, Santuário)

Supermercados:

Villefort Atacado e Varejo: vai funcionar normalmente de 07h às 19h

Rede Abc: vai funcionar normalmente 

Supermercado BH: vai funcionar normalmente de 7h às 21h 

Mart Minas Atacado & Varejo: funciona neste feriado de 7h30 às 21h.

A reportagem tenta contato com os demais supermercados, assim que tiver posicionamento o Sistema MPA de Comunicação vai divulgar.

Na quinta-feira (13), todos os atendimentos voltam ao funcionamento normal.