Mais um ano se aproxima do fim, e foram muitas notícias e acontecimentos que movimentaram 2024. Separamos, aqui, os destaques de cada um dos seis primeiros meses, de janeiro até junho, para relembrar quais casos marcaram esse período.
JANEIRO
Em janeiro, cabe destacar dois acontecimentos. O primeiro, no dia 10 de janeiro, diz respeito a uma forte chuva que atingiu a cidade e, em especial, na região do Parque de Exposições em Divinópolis. Árvores caíram, e a estrutura do Parque ‘voou’ e foi parar na Avenida Paraná. Foram três pessoas feridas e três veículos atingidos.
Além disso, o primeiro LIRAA (índice que mede a contaminação pelas larvas da dengue) atingiu 8,3%, número que trouxe a cidade para o patamar vermelho. Agentes da Vigilância em Saúde reforçaram a necessidade em deixar os profissionais entrarem nas casas para fazer a vistoria. Durante todo o ano, foram 14.677 casos de dengue e 14 mortes pela doença em Divinópolis.
FEVEREIRO
No mês mais curto do ano, uma tradição em todo o país é o Carnaval. A festividade foi celebrada em Divinópolis por meio do Pré-Carnaval, que aconteceu na Avenida Paraná, próximo à Prefeitura e à UEMG. Foram diversas atrações e muita música e comida, atraindo milhares de pessoas. Para 2025, a folia está marcada para o dia 22 de fevereiro.
Já na Câmara Municipal, o clima esquentou. Oitivas foram iniciadas para investigar dois vereadores do município a respeito de pagamento de propina para aprovação de projetos. Essas investigações se desenrolaram pelo próximo mês.
MARÇO
Continuando a tensão na Câmara, a investigação contra Eduardo Print Júnior e Rodrigo Kaboja gerou uma votação para a cassação dos mandatos de ambos. Eram necessários 12 votos para a aprovação: Kaboja teve 11 votos contrários e Print, nove. Eles seguem afastados dos cargos até a conclusão das investigações.
Um outro fato que movimentou a cidade foi um acidente no dia 25 de março, na rua Goiás, Centro da cidade. Um tiroteio e um carro desgovernado assustou as pessoas que passavam pela rua. Os ocupantes de uma motocicleta, de onde surgiu os disparos, foram presos, enquanto que um dos ocupantes do carro morreu.
ABRIL
Em abril, completou-se 60 anos da Ditadura Militar no Brasil. O marco, referente a 1º de abril de 1964, faz-nos relembrar as barbáries acontecidas nessa época, para evitar que se repitam na sociedade atual. Houveram muitas mortes, desaparecimentos e tortura. É necessário resgatar a dignidade das vítimas, apontar e expor as violações dos culpados, e lembrar que o Estado de Recessão esteve próximo da realidade.
Nesse mês, duas mortes comoveram a população divinopolitana: Tatiele Scarlatt, de 28 anos, deu entrada na UPA com sintomas de pneumonia, e Thallya Beatriz, de apenas 4 anos, ingressou na UPA com dores na perna. Ambas tiveram piora nos quadros e faleceram. Sindicâncias foram instauradas para avaliar a conduta dos atendimentos. No caso de Tatielle, a sindicância não apontou erro médio. Já para Thallya, o corpo da criança será exumado para mais investigações.
MAIO
O mês de maio trouxe atendimentos médicos em ambulatórios especiais, uma vez que a UPA enfrentava superlotação dos leitos. Os pacientes com sintomas mais leves como uma gripe, foram orientados a se dirigir a esses ambulatórios durante esse período. Para os casos mais graves, a UPA foi indicada.
Além disso, o Parque de Exposições viveu a melhor época do ano: o rodeio. A DivinaExpo 2024 teve início, com diversas atrações gastronômicas e musicais, como os shows, Queima do Alho e Prato Rural, além, claro, da tradicional montaria nos touros.
JUNHO
Junho chegou e é a data de aniversário de Divinópolis. A cidade completou 112 anos, e a Prefeitura organizou mais um desfile para homenagear o município, que é a maior cidade do Centro-Oeste de Minas Gerais.
A DivinaExpo também adentrou o mês de junho, sendo encerrada a edição de 2024. Outro caso que chamou a atenção foi um homicídio de um homem de 34 anos, no bairro Interlagos. Ele estava em um comércio e morreu com 5 tiros advindos de duas pessoas em uma motocicleta, do lado de fora. O motivo teria sido uma dívida.