Uma recém-nascida de 17 dias de vida, que havia engasgado e não estava conseguindo respirar foi salva por profissionais de saúde na Unidade de Saúde “Na Hora”, no Bairro Tietê. O caso aconteceu na noite dessa quinta-feira (31).
Acompanhada pelo pai, ela apresentava um quadro grave de obstrução de via aérea (OVACE), cianose e secreção oral e nasal. A equipe multiprofissional, composta pelo médico Renato Antunes Martins, pela enfermeira Elidiani Micheli Tavares e pelas técnicas de enfermagem Patrícia Xavier e Francielen Tauane, atuou rapidamente, realizando manobras de resgate e estabilizando a paciente até a chegada do SAMU.
Após o atendimento inicial, a recém-nascida foi encaminhada ao Complexo de Saúde São João de Deus, onde recebeu cuidados especializados na sala vermelha. Após avaliação e monitoramento, ela recebeu alta e agora está sob os cuidados dos pais em casa.
A enfermeira Elidiani destacou que o treinamento do Projeto AUE e a disponibilidade de equipamentos e insumos de urgência foram fundamentais para o sucesso da intervenção, mudando a vida da família.