A Prefeitura de Divinópolis emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (24) repudiando veementemente os atos de vandalismo e intolerância religiosa ocorridos durante a madrugada na sede do Executivo municipal, localizada no bairro São José.
De acordo com o comunicado, criminosos ainda não identificados picharam o muro do Centro Administrativo com as palavras: “Legendários, cornos, lixos“. A referência é ao movimento religioso Legendários, no qual o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) faz parte.
“Isso aqui é certeza que é perseguição política, mas vocês não vão me parar! E vocês não tão ofendendo só o Gleidson, mas todos os cristãos de Divinópolis“, disse o prefeito em um vídeo.
Além das mensagens ofensivas, o ato também configura dano ao patrimônio público.
O local onde o crime foi cometido tem sido palco frequente de eventos promovidos pela Prefeitura que representam diferentes segmentos sociais e culturais. Entre os mais recentes, estão os shows cristãos “Evangelizar É Preciso” e “Celebra Divinópolis”, ambos realizados sem qualquer incidente. A administração municipal destacou que sua programação cultural é ampla e diversa, incluindo festas como o Carnaval, a Parada LGBTQIAPN+, o Divina Motofest, entre outras manifestações que contemplam a pluralidade da população divinopolitana.
A Prefeitura afirmou que espera que o caso seja devidamente investigado pelas autoridades competentes, de forma a identificar e responsabilizar os autores dos crimes. Reforçou ainda seu compromisso com os valores democráticos, o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de preconceito, intolerância e ódio.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Divinópolis repudia os crimes de intolerância religiosa, discurso de ódio e dano ao patrimônio cometidos por marginais durante a madrugada desta quinta-feira, dia 24 de julho, na sede da Prefeitura, no bairro São José.
No muro de acesso ao prédio, vândalos picharam dizeres com manifestação de ódio, intolerância religiosa, incitação à violência e desprezo aos direitos humanos. Criminosos, ainda não identificados, que ofenderam diretamente ao estado democrático de direito. Além de cometer dano ao erário público.
Destaca-se que o local em questão fora palco, recentemente, de eventos públicos cristãos, como ‘Evangelizar É Preciso’ e ‘Celebra Divinópolis’. Shows que compõem a grade multicultural da Prefeitura, que também é composta por carnaval, parada LGBTQIA+, Divina Motofest, e tantos outras apresentações que incluem nichos sociais variados de toda a cidade.
A Prefeitura de Divinópolis espera que essa e outras manifestações correlatas venham a ser investigadas para apuração de conduta criminosa. Registrando assim um compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de ódio e preconceito.”
















