A prefeitura de Divinópolis, em comunicado emitido na noite deste domingo (16), descartou a possibilidade de greve do transporte coletivo na cidade nesta segunda-feira (17). O anúncio vem após diversas mensagens circularem nas redes sociais nos últimos dias, afirmando que haveria uma paralisação dos ônibus no município.
O teor das mensagens era de alarme, pedindo atenção e informando sobre uma hipotética greve dos motoristas. Mensagens como essas, disparadas massivamente em grupos de aplicativos de mensagens, se contextualizam em alguns episódios recentes envolvendo o transporte coletivo da cidade, como quando um ajuste salarial foi negociado entre o Sindicato e os motoristas, que não descartavam a possibilidade de greve.
No entanto, a administração municipal negou tais alegações de greve e confirmou que a circulação dos ônibus do transporte coletivo em Divinópolis segue normalizada. Do mesmo modo, o Consórcio TransOeste, responsável pelos ônibus coletivos na cidade, e o Sindicato dos Motoristas negaram que uma greve de motoristas entrará em vigência a partir de segunda.
Cabe ressaltar que, no fim de janeiro deste ano, um subsídio de R$ 11,5 milhões foi repassado pela Prefeitura de Divinópolis ao Consórcio TransOeste, para custear as despesas envolvendo o transporte coletivo na cidade. Portanto, mesmo com o alarde em redes sociais, o transporte coletivo em Divinópolis, segundo as autoridades, continua operando normalmente nesta segunda (17).
Confira abaixo a nota, na íntegra, emitida pela Prefeitura de Divinópolis acerca da possibilidade de greve no transporte coletivo:
“A Prefeitura de Divinópolis esclarece que, ao contrário de uma mensagem circulando pelo WhatsApp, não há previsão de greve no transporte coletivo para amanhã. A administração municipal informa que não recebeu qualquer notificação oficial sobre a realização de paralisação ou greve, conforme exige a legislação, por se tratar de um serviço essencial.
Em contato com a diretoria do sindicato e o consórcio Transoeste, ambos confirmaram que não há nenhuma programação ou movimentação que indique uma greve. A Prefeitura continua atenta à situação, monitorando qualquer alteração, e reitera que, até o momento, não há nenhum aviso oficial de greve registrado.
A Prefeitura segue comprometida em garantir a continuidade dos serviços essenciais à população e manterá a comunidade informada sobre qualquer novidade”.