fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Prefeitura anuncia datas de atendimento do Castramóvel em janeiro de 2024

Prefeitura anuncia datas de atendimento do Castramóvel em janeiro de 2024

Image

A Prefeitura de Divinópolis informa que, nesta quinta-feira (4/12), serão abertas inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos.

Os interessados em castrar seus cães e gatos devem ser moradores dos bairros específicos e realizar inscrição no dia 4 de janeiro, a partir de 8h, através do aplicativo APP Divinópolis. O comprovante de endereço do tutor dos animais, comprovando que mora na região deverá se apresentado no momento agendado para a castração. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados no castramóvel e, no mês de janeiro, terão como base de apoio, duas unidades educacionais. 

De 8 a 18 de janeiro, o Castramóvel ficará no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria José Fernandes, que está localizado na Caraguatatuba nº 170 no bairro Jardim das Oliveiras. Para este local, podem se inscrever moradores dos bairros Jardim das Oliveiras, Candelária e Fonte Boa. As castrações acontecerão nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de janeiro. 

A partir do dia 22 de janeiro até o dia 1º de fevereiro, o Castramóvel estará na Escola Municipal Doutor Sebastião Gomes Guimarães, que fica localizada na rua Bayssur nº 561 no bairro Maria Helena. Para este local, podem se inscrever moradores dos bairros Maria Helena, Ponte Funda e Mangabeiras. As castrações acontecerão nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de janeiro. 

Importante lembrar que, durante todo o ano, o castramóvel atenderá diversos bairros da cidade, em especial, bairros periféricos, beneficiando a população que não tem como se deslocar até o Crevisa para realizar o procedimento em seus animais. 

A Seplam salienta também que, no mês de janeiro, não haverá agendamento de castrações no Crevisa. As castrações serão realizadas somente nos bairros que serão atendidos pelo castramóvel. 

Castração de cães e gatos

A iniciativa é parte da política de bem-estar animal centrada em temas relacionados com a posse responsável e o estabelecimento de programa de controle populacional e está dirigida à população de áreas periféricas. A ação para reduzir e/ou controlar a população é extremamente importante para a saúde e o bem-estar dos animais e da população.

A esterilização reprodutiva é extremamente efetiva e usa-se em cães e gatos para controlar o número crescente de animais. A Prefeitura tem em conta principalmente a redução do número de animais abandonados nas ruas do município e da propagação de enfermidades que se transmitem entre eles, como cinomose, parvovirose, entre outras, ou são comuns a eles e podem afetar os seres humanos, como raiva, leishmaniose, leptospirose, entre outras.