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Paciente com câncer reclama de demora de atendimento no São João de Deus

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O Portal MPA recebeu relatos de uma paciente com câncer que desistiu do atendimento após esperar por longas horas no Complexo de Saúde São João de Deus. Nossa equipe entrou em contato com a cuidadora da paciente, de 53 anos, que relatou que ela chegou ao hospital queixando muitas dores e não se alimentava, entretanto, nenhum atendimento foi feito.

Após sair do hospital, a mulher relatou que a paciente tinha câncer de mama e havia espalhado para outras regiões do corpo, como o pulmão e cérebro. Ela alegou que a mulher chegou ao hospital de manhã e ficou na maca gritando de dor, ela teria sido liberada para voltar para casa sem o atendimento. A denunciante cobra solução das autoridades.

Portal MPA entrou em contato com a equipe do Complexo de Saúde São João de Deus e confira na íntegra o posicionamento do hospital:

“O Complexo de Saúde São João de Deus vem por meio deste relatar que a informação não procede. A paciente encontra-se neste momento em nosso Pronto Atendimento recebendo todos os cuidados necessários por nossos profissionais. Fato é que a paciente CCS chegou em nossa instituição no início da tarde de hoje, para passar por avaliação e exames de rotina, considerando seu quadro oncológico, sem queixas de dores ou intercorrência. Ela foi recebida pela triagem e selecionada com a cor branca (indicado pelo protocolo de Manchester quando o paciente não apresenta quadro de risco imediato a saúde, podendo ser atendido após 240 minutos – 4 horas), pois não apresentava queixa específica, sendo seu atendimento exclusivo para acompanhamento. A médica plantonista esteve então em seu leito às 13h30min, momento em que a acompanhante informou que não aceitava o atendimento da profissional médica disponível e que iria embora sem atendimento. Diante do fato, foi lavrado um termo de desistência do atendimento. Porém, ao ser relatado o caso à gerência do Pronto Atendimento, a mesma foi até o médico responsável do plantão e relatou o caso, momento em que foi ofertada à acompanhante um outro médico para atendimento. Desta forma, mediante aceite do novo médico por parte da acompanhante, foi solicitado os devidos exames da paciente coletado exatamente às 17 horas. Neste momento [19h45min.], a paciente com resultado em mãos, recebeu alta do Pronto Atendimento.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação”.