A Prefeitura de Nova Serrana oficializou, na segunda-feira (22), um decreto de situação de emergência em saúde pública. A medida é válida por 90 dias e tem como objetivo conter o avanço acelerado dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida foi motivada pela alta circulação de vírus respiratórios. Na cidade, há a infecção de Influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite.
O aumento de pacientes tem sobrecarregado unidades como a UPA e o Hospital São José, com maior incidência entre crianças.
O que muda com o decreto em Nova Serrana?
O decreto permite à administração municipal mais agilidade na tomada de decisões, como a contratação temporária de profissionais de saúde, a ampliação do horário e da capacidade de atendimento nas unidades. Além disso, a situação permite a compra facilitada de insumos e materiais hospitalares.
A Secretaria de Saúde de Nova Serrana reforça que a prevenção ainda é a melhor ferramenta contra o avanço dos vírus. A orientação é manter a vacinação em dia, higienizar as mãos com frequência, usar álcool em gel e ficar atento a sintomas graves ou dificuldades respiratórias, procurando ajuda médica imediatamente.














