O escultor Jadir João Egídio morreu nesta quarta-feira (23), em Divinópolis, aos 84 anos. As suas obras feitas de madeira representavam santos, figuras da cultura regional e pessoas próximas do seu afeto.
Jadir nasceu em Divinópolis em 1931 e viveu na zona rural até os anos 1960. Ele trabalhou como amansador de cavalos, peão e batedor de manteiga, até poder comprar uma carroça e tornar-se entregador de mercadorias.
Inspirado nas obras de Geraldo Teles de Oliveira (GTO), o escultor começou a cortar pequenas toras de madeira e criar objetos e figuras. Desde então, exerce o ofício de escultor, já tendo produzido mais de 500 peças em sua oficina doméstica.
O trabalho tem sido objeto de crescente procura pelos grandes centros de arte em São Paulo e no Rio. Dentre elas algumas com curadoria de Emanoel Araújo, como “Negras Memórias, Memórias de Negros”, “Brasileiros, Brasileiras” e a Mostra do Redescobrimento “Brasil 500 Anos”.
O horário de velório e enterro não foi informado.
Confira matérias da TV Candidés com Jair João Egídio: