fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Lohanna propõe parceria para obras na Rua Ibituruna; prefeitura diz não ter recursos

Lohanna propõe parceria para obras na Rua Ibituruna; prefeitura diz não ter recursos

Image

A deputada Lohanna (PV), sinalizou a prefeitura de Divinópolis que poderia enviar verbas para a drenagem pluvial para a rua Ibituruna, no bairro Santo Antônio, desde que houvesse contrapartida do município. No entanto, executivo afirmou que, por não ter recursos, não tem projeto para a obra na região.

Lohanna França. Foto: divulgação

Palco de alagamento e inundações recorrentes, moradores da rua Ibituruna contabilizam prejuízos após o último temporal, ocorrido no sábado (17/02). Segundo eles, já pediram apoio ao prefeito Gleidson, mas ele disse que não tem recursos para a obra. “Já solicitei para a Prefeitura várias vezes informações sobre a rua Ibituruna e eles sequer tem projeto pronto – apesar do problema ser conhecido e antigo. Agora solicitaram com base em estimativa R$ 2, 2 milhões para fazer a obra, porque segundo eles não tem dinheiro. Uma prefeitura com orçamento de quase um bilhão e meio, não consegue fazer uma obra de drenagem?”, criticou a deputada.

O ofício SEMFOP Nº 129/2024 enviado ao gabinete da deputada a Prefeitura informa que “em virtude da grande demanda a qual se encontra a SEMFOP nesse momento e, com o número reduzido de técnicos, não é possível realizar o projeto executivo sem que haja a previsão de recursos financeiros no município”.

Lohanna avalia que falta boa vontade do prefeito em realizar a obra. “Infelizmente, com os canos embaixo da terra não dá pra fazer dança no Tik-Tok. O Estado não paga nenhuma verba sem projeto e a prefeitura sabe disso. Quando eles apresentarem orçamentos, estou disposta a enviar emenda com contrapartida do município”, explicou a parlamentar.

Resposta da prefeitura:

“É falsa a informação: “O Estado não paga nenhuma verba sem projeto e a prefeitura sabe disso”.

Conheça dois processos na qual é possível envio de recursos sem o projeto executivo de obras:

Convênio Estadual:

  • O deputado solicita o recurso para o Estado,
  • O Estado atende a solicitação do deputado e gera o número da indicação do recurso para o município.
  • O munícipio aceita a indicação.
  • O munícipio realiza o projeto executivo, caso não tenha, e a planilha orçamentaria.
  • O munícipio envia o projeto e a planilha para análise e aprovação da equipe técnica do Estado.
  • Após a aprovação, se formaliza o convênio e providencia a abertura do processo licitatório para contratação de empresa para execução da obra.

Transferência Especial Estadual:

  • O deputado solicita o recurso para o Estado.
  • O Estado atende a solicitação e gera o número da indicação do recurso para o município.
  • O estado realiza o deposito na conta do município (conta aberta pelo próprio Estado), este processo é formalizado via Portaria.
  • O município investe o recurso de acordo com a solicitação do deputado ou das necessidades do município.

Esse procedimento de Convênio Estadual ou Transferência Estadual tem sido realizado constantemente por todos os deputados.

Exemplo é o recurso destinado às reformas de teatro, houve a indicação e agora estamos nos transmites para elaboração do projeto estrutural e demais documentação.”

Acompanhe as notícias de Divinópolis e região Centro-Oeste em tempo real, clicando aqui neste link.

Lohanna França. Foto: divulgação